A Verdadeira História da Rede Globo

Beyond Citizen Kane (no Brasil, Muito Além do Cidadão Kane) é um documentário televisivo britânico de Simon Hartog produzido em 1993 para o Canal 4 do Reino Unido. A obra detalha a posição dominante da Rede Globo na sociedade brasileira, debatendo a influência do grupo, poder e suas relações políticas. O ex-presidente e fundador da Globo Roberto Marinho foi o principal alvo das críticas do documentário, sendo comparado a Charles Foster Kane, personagem criada em 1941 por Orson Welles para Cidadão Kane, um drama de ficção baseado na trajetória de William Randolph Hearst, magnata da comunicação nos Estados Unidos. Segundo o documentário, a Globo emprega a mesma manipulação grosseira de notícias para influenciar a opinião pública como o fez Kane.

O documentário acompanha o envolvimento e o apoio da Globo à ditadura militar, sua parceria ilegal com o grupo americano Time Warner (naquela época, Time-Life), a política de manipulação de Marinho (que incluíam o auxílio dado à tentativa de fraude nas eleições fluminenses de 1982 para impedir a vitória de Leonel Brizola, a cobertura tendenciosa sobre o movimento das Diretas-Já, em 1984, quando a emissora noticiou um importante comício do movimento como um evento do aniversário de São Paulo e a edição, para o Jornal Nacional, do debate do segundo turno das eleições presidenciais brasileiras de 1989, de modo a favorecer o candidato Fernando Collor de Mello frente a Luis Inácio Lula da Silva), além de uma controvérsia negociação envolvendo acções da NEC Corporation e contratos governamentais.

O documentário apresenta entrevistas com destacadas personalidades brasileiras, como o cantor e compositor Chico Buarque de Hollanda, os políticos Leonel Brizola e Antônio Carlos Magalhães, o publicitário Washington Olivetto, os jornalistas Walter Clark, Armando Nogueira, Gabriel Priolli e o atual presidente Luis Inácio Lula da Silva.

O filme seria exibido pela primeira vez no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro do Rio de Janeiro, em março de 1994. Um dia antes da estréia, a polícia militar recebeu uma ordem judicial para apreender cartazes e a cópia do filme, ameaçando em caso de desobediência multar a administração do MAM-RJ e também intimidando o secretário de cultura, que acabou sendo despedido três dias depois.

Durante os anos noventa, o filme foi mostrado ilegalmente em universidades e eventos sem anúncio público de partidos políticos. Em 1995, a Globo tentou caçar as cópias disponíveis nos arquivos da Universidade de São Paulo através da Justiça Brasileira, mas o pedido lhe foi negado.

O filme teve acesso restrito a essas pessoas e só se tornou amplamente vistos a partir da década de 2000, graças à popularização da internet.

A Rede Globo tentou comprar os direitos para o programa no Brasil, provavelmente para impedir sua exibição. No entanto, antes de morrer, Hartog tinha acordado com várias organizações brasileiras que os direitos de televisão não deveriam ser dados à Globo, a fim de que o programa pudesse ser amplamente conhecido tanto por organizações políticas e quanto culturais. A Globo perdeu o interesse em comprar o programa quando os advogados da emissora descobriram isso, mas o filme permanece proibido de ser transmitido no Brasil.

Entretanto, muitas cópias em VHS e DVD vem circulando no país desde então. O documentário está disponível na Internet, por meio de redes P2P e de sítios de partilha de vídeos como o YouTube e o Google Video (onde se assistiu quase 600 mil vezes).

Contrariando a crença popular, o filme está disponível no Brasil, embora em sua maioria em bibliotecas e coleções particulares.

– Como eu faço o download do vídeo? Siga os passos abaixo!

1) Inicialmente, clique no vídeo para dar incício.

2) Você verá, no canto superior esquerdo, a palavra “Share“. Clique nela.

3) Surgirá uma pequena Janela com 4 Botões. Clique em “Download Vídeo“.

4) Outra janela surgirá com as opções “Abrir com” e “Download“. Selecione “Download“, caso já não o esteja. E clique em “Ok“. Pronto! Agora é só esperar!

19 pensamentos sobre “A Verdadeira História da Rede Globo

  1. SOBRE ESTE TEMA ” A Verdadeira História da Rede Globo” VI ALGUNS VIDEOS AQUI PUBLICADO, E QUERO SABER COMO SE CHAMA ESTE DOCUMENTARIOS QUE CONTEM ESSES VIDEOS AQUI. E COMO POSSO ADQUIRIR

    • Meu amado.. como está escrito na Sinopse do Post em questão o Documentário Beyond Citizen Kane (no Brasil, Muito Além do Cidadão Kane) está proibido de ser comercializado no Brasil…

      Você poderá encontrá-lo fora do Brasil… mas não tenho certeza se ainda é comercializado… por ser bem antigo!!

      Jesus o abençoe!! Paz…

    • São 10 partes de 10 minutos cada… Caso sua NET seja lenta poderá ocorrer algum conflito!!

      Testei aqui e todos as partes estão funcuionando normalmente!

      Tente acessá-los pelo YouTube. Copie o nome e cole lá em “Pesquise”!

      Paz…

  2. Olá irmão em cristo! que a paz do senhor seja contigo, é um ótimo trabalho esse que vc faz, todos os dias nos deparamos com esse tipo de coisas, precisamos intencificar nossa luta contra o inimigo, gostaria que vc mandasse arquivos deste tipo para o meu e-mail se possível, que Deus te abençôe!!

    • A Paz meu irmão!! Obrigado pelas palavras de ânimo!

      Aqui no Blog existe a opção de SUBSCREVER-SE.

      Para que serve isso??

      Justamente para avisá-lo que algum artigo novo foi postado no Blog.

      Onde posso encontrá-lo?

      Na sinopse da página principal (na OBS2) ou na última categoria de nome: SUBSCREVA-SE, à esquerda abaixo de PREGAÇÕES – AUDIO.

      Jesus o abençoe!

    • Almir… acabei de conferir em meus contatos e vc já está adicionado em um dos Grupos que criei o Arautos de Cristo II.

      Geralmente sempre quando posto algo novo envio um e-mail a todos os Grupos que participo, portanto, caso não consiga se subscrever, não se preocupe que sempre receberá as novidades de qlqr jeito… rsrs..

      Paz…

  3. Pingback: [Arauto de Cristo] A VISÃO DE VERÍSSIMO SOBRE O BBB « Arauto de Cristo – Voz Que Clama no Deserto

  4. Como um bom brasileiro minha vida toda foi televisiva msm os Cristãos assistem estes programas os que estão na carne são escravos de suas paixões mtos me dizem que não há problema algum em se assistir televisão, pois é a alegria do povo e não podemos impedi-las..

    • Só não podemos ser dominados por ela!

      O importante é conseguir perceber quem está no controle! A Tv sobre mim ou eu sobre ela? Quem controla quem… e,claro, buscar evitar programas que promovam “muito” a carne!

      Realmente é complicado… e infelizmente tempos poucos canais verdadeiramente cristãos… que, em sua grade de programação, possuam programas que edifiquem o Espírito!

      Pessoalmente, assisto muito pouca TV! Gstao mais tempo na NET evangelizando!

      Paz…. e seja bem-vindo!

  5. Já conheço a história da Globo e muito tempo…. Por isso msm não assisto a Globo e NENHUMA emissora podre da televisão… Infelizmente ainda temos a TV pela minha mãe e meu irmão, senão por mim, ela só servia para DVD.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s