DEVOCIONAL: UM MÊS PARA VIVER! DIA 3 – Gastando Seu Recurso Mais Valioso

DIA 3 – Gastando Seu Recurso Mais Valioso

“Não quero chegar ao fim da vida e descobrir que vivi toda sua extensão. Quero ter vivido também sua largura” (Diane Ackerman)

“Cuide muito bem de seu tempo livre. Esses momentos são como diamantes não lapidados. Despreze-os, e seu valor nunca será conhecido. Melhore-os, e eles se tornarão as mais brilhantes joias de uma vida útil”. (Ralph Waldo Emerson)

Se os dias fossem previamente numerados, a maioria das pessoas gastaria o tempo de forma zelosa e determinada. Se soubesse que tem apenas um mês para viver, suspeito que a maioria das pessoas entenderia com absoluta clareza como priorizar o tempo.

Se você quer viver sem arrependimentos, talvez seja necessário fazer um inventário de sua vida e observar como está gastando o tempo.

Se considerarmos que o tempo é um presente valioso a ser usado, haverá maior possibilidade de tentarmos, com grande motivação, otimizá-lo.

Muitos de nós, incluindo eu, desperdiçamos muito tempo. O tempo desperdiçado não pode ser recuperado.

Richard Koch diz que basicamente, 20% do que você faz produz a maior parte dos resultados em sua vida; 80% do que faz é, na maioria, tempo desperdiçado. Muitas pessoas, por exemplo, assistem à televisão demais.

Novos estudos mostram que passar mais de vinte horas por semana diante da televisão pode levar a uma depressão leve. Essa prática não é muito produtiva nem resulta em muita felicidade, o que a transforma em tempo desperdiçado.

Por outro lado, somos condicionados a acreditar que, para que o tempo seja proveitoso, devemos ter algo para mostrar. Muitas pessoas se sentem pressionadas a produzir. Pessoas que não conseguem desfrutar de um simples descanso à beira da piscina, de uma caminhada ou de dormir até mais tarde simplesmente porque não têm nada para mostrar como resultado do tempo gasto dessa maneira.

O resultado, porém, é que todos nós precisamos de um pouco de tranquilidade para descansar e adorar, para nos colocar em silêncio diante de Deus, para pensar em nossa vida e ouvir a voz do Senhor. Ocorre uma grande libertação quando se aprende a trabalhar sob a perspectiva eterna e não simplesmente de acordo com o relógio preso ao pulso.

Se soubesse que tem apenas um mês para viver, você não reservaria mais tempo para descansar depois de uma refeição com a família? Para sentir o delicioso aroma de uma xícara de café enquanto observa o nascer do dia pela janela da cozinha? Para torcer por seu filho no jogo da escola? Para ler um pouco mais a Bíblia e falar com Deus através da oração?

Essas atividades não geram produto, mas são essenciais para o bem estar. Fomos criados para algo mais do que o trabalho. Nosso valor é muito maior do que aquilo que fazemos. Por isso, administre bem o seu tempo. Ele é o seu bem mais precioso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s