[Maná] Esperança transbordante

“E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo” (Romanos 15:13).

Alguns cristãos não têm nenhuma tampa no motor da fé. Tudo o que entra, escorre com a mesma rapidez. Despeje o óleo da paz e enquanto você está entornando, a usina elétrica da fé funciona suavemente. Afaste o jarro, e os chiados e ruídos começam. Encha o tanque de alegria e enquanto a bomba está em atividade, a maquinaria da fé funciona em marcha lenta. Faça-o descer a estrada alguns metros e você terá de correr atrás dele com uma lata cheia de gasolina.

Que faz o Cristianismo encalhar? Que o faz assumir a direção e conduzir à vida? Paulo viu o problema muito bem. As duas cartas aos Coríntios narram detalhadamente como a viagem da fé pode transformar-se em um pesadelo ao redor dos guinchos espirituais e das jornadas para o içamento do evangelho.

Suas respostas a este problema aparecem em todas as suas cartas. Em Romanos elas começam em 12:1. “Rogo-vos… que apresenteis os vossos corpos por sacrifício vivo… que é o vosso culto racional”. Ele continua no verso seguinte: “Mas transformai-vos pela renovação da vossa mente”.

Como pôr esta obra em prática? O cristão lança fora as obras das trevas (13:2). Ele “nada [dispõe] para a carne, no tocante às suas concupiscências” (verso 14).

Paulo deposita confiança no Espírito Santo para fortalecer e suster a vontade do seguidor de Jesus. A mente renovada se submete à vontade do Espírito. Evita os locais da tentação, os tipos de pensamento que conduzem ao pecado.

Paulo sabia muito bem que o desempenho humano flutua. A vida que parecia tão cheia do bem num momento pode encher-se do mal no momento seguinte. O Espírito Santo garantirá que o vaso da fé tenha nele uma tampa. Através do Espírito a vontade retém alegria, paz e esperança até que a vida se enche e transborda.

Usando ainda outra figura de linguagem, os lugares mais verdejantes do deserto circundam uma fonte que transbordou. Deus necessita de sua vontade para fazer o Seu plano funcionar, amigo ouvinte. A alegria, a paz e a esperança em sua vida exibem ao mundo o que Cristo procura realizar por ela. O Deus que dá esperança cria paz e alegria e elas criam a esperança que transborda em benefício do mundo.

Reflita sobre isso no dia de hoje e ore comigo agora: Pai que a esperança transborde em minha vida. Que meu coração esteja repleto de alegria, paz e a certeza da vida eterna. Em nome de Jesus, amém!

Fonte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s