[Maná] O ápice da criação

“Não se vendem dois pardais por um asse? E nenhum deles cairá em terra sem o consentimento de vosso Pai. E, quanto a vós outros, até os cabelos todos da cabeça estão contados. Não temais, pois! Bem mais valeis vós do que muitos pardais” (Mateus 10:29-31).

Dignidade humana. Esse é um tema muito debatido em nossos dias. É proclamado nos jornais, pelos escritores de livros e pelos noticiaristas de rádio e de televisão.

É na Bíblia, porém, que encontramos uma perspectiva mais ampla da dignidade humana. Lemos no Salmo 8 que Deus nos fez um “pouco menor do que os anjos” e nos coroou “de glória e de honra”. Fomos feitos para exercer domínio sobre todas as criaturas de Deus (ver versos 5-8). E Gênesis 1:26 e 27 nos diz que fomos feitos à imagem e semelhança da Divindade. Os seres humanos são o ápice da criação, as mais preciosas de todas as criaturas de Deus.

Talvez o maior presente já dado à natureza humana foi a encarnação da segunda pessoa da Trindade como Jesus de Nazaré. Pare para pensar um pouco sobre isto. Deus Se tornou um ser humano. Deus Se tornou um de nós, um conosco.

Todos os outros conceitos de dignidade humana perdem o brilho e se tornam insignificantes em face da luz que a Bíblia derrama sobre esse assunto. São falsas e mesquinhas as visões mundanas de grandeza humana.

É a partir da perspectiva do conceito bíblico de dignidade e valor humano que precisamos compreender a extensão e a profundidade do cuidado de Deus por nós. Jesus está nos dizendo na leitura bíblica de hoje que, se Deus cuida até mesmo de humildes pardais, certamente haverá de tratar com maior solicitude a parte mais importante de Sua criação. Conforme Jesus perguntou em Mateus 6:26:

“Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?”

Esse argumento de Jesus é importante. Se Deus cuida das aves sem que elas precisem viver diariamente ansiosas, não cuidaria Ele tanto quanto ou até mesmo mais da obra coroadora da criação?

Amigo ouvinte, hoje é o dia de confiar mais em Deus. Hoje é o dia de aprender mais plenamente a lição do cuidado divino.

Fonte

Anúncios

Um pensamento sobre “[Maná] O ápice da criação

  1. Excelente reflexão de hoje. Glórias ao Senhor nosso Deus pelo seu cuidado para conosco, seres feitos à imagem de Cristo, e GLÓRIAS ao Senhor por seu cuidado por toda sua criação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s