[Maná] Os desejos do coração

“Deleite-se no Senhor, e Ele atenderá aos desejos do seu coração” (Salmo 37:4).

O coração humano é uma fábrica de desejos. Nem sempre discernido, o desejo é um poder que motiva, uma força que leva à ação, uma imã que atrai; é o que eu quero ter, fazer e experimentar. Janela da alma, o desejo mostra para onde você está indo e qual será seu destino. Obsessão por objetos, coisas e pessoas, o desejo é a tentativa de conseguir algo para preencher um vazio na vida.

Segundo os psicólogos, os desejos não devem ser confundidos com as emoções, nem as emoções com os sentimentos, que estão para elas assim como as ondas para o oceano. Enquanto a emoção nasce na mente, o desejo está enraizado na estrutura corporal. Por isso, os romancistas e roteiristas o exploram em profusão, e os publicitários elaboram estratégias para criar um senso de necessidade e seduzir os consumidores. Em geral, a publicidade associa algo ou alguém com atributos desejáveis ao produto. Não é por acaso que tantas celebridades aparecem nas propagandas.

Procurar satisfazer os desejos do coração não é errado, pois essa é uma necessidade universal. O problema é se contentar com superficialidades. Dinheiro, sexo, comida, conhecimento, popularidade, status, poder, esporte, influência, carros, aparelhos e milhares de itens nesse nível não satisfazem realmente o coração. Hoje, as pessoas buscam cada vez mais prazeres, mas continuam infelizes. Tudo o que é finito traz satisfação temporária. Não devemos negar os desejos, mas avalia-los, hierarquizá-los e aprofundá-los.

Nosso maior desejo é por Deus, cuja ausência na vida jamais poderá ser compensada por substitutos. À primeira vista, no verso de hoje, parece que o salmista está dizendo que Deus nos dará coisas para satisfazer nosso coração. Mas, na verdade, quem enche nossa vida de alegria, felicidade e empolgação é o próprio Deus, que é o fim de toda a procura. Deus não promete gratificar os apetites pecaminosos do corpo, mas satisfazer os desejos santificados da alma. Para isso, precisamos conhecer a Deus pessoalmente, amá-Lo apaixonadamente, servi-Lo alegremente e obedecer-lhe completamente. Se você entregar-lhe seus caminhos, Ele colocará você na estrada da felicidade. Deus transforma o coração para que ele tenha o desejo correto.

Deleitar-se em Deus, mais do que um privilégio ou mandamento, é a maior alegria da vida. Para quem busca o Senhor, a satisfação vem como bônus. Qual é o grande desejo do seu coração? Nada o satisfará da maneira que você sonha, trazendo paz para sua alma, a menos que você encontre prazer em Deus. Assim como as células precisam de oxigênio, o girassol precisa do astro-rei e os pássaros precisam do céu, você precisa de Deus. Deleite-se nEle e você será deleitado.

Fonte

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s