“Não temais, ó pequenino rebanho; porque vosso Pai Se agradou em dar-vos o Seu reino” (Lucas 12:32).
Patrícia sempre se relacionou bem com sua família, acompanhando as três filhas pelos altos e baixos da adolescência. Mas agora, elas estavam casadas e moravam longe. O marido estava cada vez mais ausente por causa do trabalho. Sozinha, pensava sobre qual seria o propósito de sua vida. Uma sensação de medo a perturbava sempre na hora de dormir. E percebeu que se não dominasse o medo, este a controlaria. Precisava ter algo em que fixar a mente, e pediu a Deus um propósito claro ao qual pudesse apegar-se.
E Deus respondeu, fazendo-a entender que poderia ser uma mulher queixosa e estressada, centralizada em sua solidão, ou aceitá-la e, com ânimo, dedicar-se a ajudar outros. Patrícia focalizou a atenção em promessas como:
“Eu que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais” Jr 29:11
Deus dissipa nosso medo, assegurando-nos um futuro venturoso.
“Não temais, ó pequenino rebanho; porque vosso Pai Se agradou em dar-vos o reino.” Luc. 12:32
“Sede fortes, não temais.” Isa. 35:4
Patrícia encontrou uma saída para o medo, fixando a mente no propósito que Deus lhe dera. Passou a considerar Seu chamado como o ponto focal de seus pensamentos. Achou uma alternativa melhor do que somente pensar na solidão e no perigo. Olhou para Deus, e obteve um senso de propósito. Já não era mais uma vítima passiva.
O medo imagina sempre o pior. A fé vê o melhor; confia nos planos de Deus para nossa vida. Focalize as promessas de Deus, e viva com esperança.