Cartilha sobre sexualidade infantil. Um problema já antigo!

conversando-e-descobrindo-a-crianc3a7a-e-a-sexualidade

UNIFESP e Prefeitura de Embu lançam cartilha sobre sexualidade para crianças e adolescentes

Está circulando recentemente na NET essa cartilha, no entanto ela já foi lançada há cerca de 10 anos. Portanto um problema já antigo! Leia o artigo de divulgação da mesma abaixo. E assista ao alerta dado pela Dr. Damares no vídeo referente ao que está acontecendo hoje!
.

São duas cartilhas que atingirão 65 mil crianças e adolescentes, da educação infantil ao ensino médio, de 108 escolas municipais, estaduais e creches conveniadas com o município. Com população de mais de 230 mil habitantes e renda per capita em média de R$ 244,20 (segundo Fundação SEADE), Embu das Artes possui cerca de 95% das crianças estudando em escolas públicas.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o número de adolescentes grávidas em todo o país, com idades entre 15 e 19 anos, cresceu cerca de 15% desde 1980. Segundo o estudo, cerca de 700 mil meninas tornam-se mães a cada ano no Brasil. Desse total, 1,3% são partos realizados em garotas de 10 a 14 anos.

A preocupação com esses números fez com que profissionais da Unifesp e da Secretaria Municipal de Saúde de Embu, envolvidos com o programa Escola Promotora de Saúde, desenvolvessem ações para tratar do tema sexualidade junto a crianças e adolescentes.

“Conversando e Descobrindo: a criança e a sexualidade” é o título da cartilha voltada para o público infantil, com tiragem de 30.000 exemplares. Escrita em linguagem bem simples, aborda as diferenças do corpo masculino e feminino. “De onde eu vim?”, “A fecundação”, “A gravidez” e “A criança descobrindo seu corpo” são alguns dos capítulos da cartilha, ilustrada como história em quadrinhos.

“Discutindo Sexualidade” é a cartilha voltada para o público adolescente e utiliza linguagem jovem para falar sobre o desenvolvimento da sexualidade, saúde do adolescente, doenças sexualmente transmissíveis (DST/AIDS) e gravidez. A tiragem desta publicação é de 45.000 exemplares.

Fonte: Unifesp

Faça o download da cartilha aqui.

SUPLEMENTO

Assista a Palestra relacionado a esse assunto abaixo:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s