[Curiosidade] Pioneiro do Bitcoin é “imortalizado” por criogenia. [Será mesmo??]

Artigo

A tecnologia erroneamente chamada de criogenia (entenda mais aqui) esteve presente em uma série de filmes e seriados, e provavelmente já deve ter despertado a curiosidade de muita gente. A técnica, que consiste em preservar corpos humanos em temperaturas baixíssimas na esperança de poder revivê-los no futuro, acaba de deixar o campo da ficção e se tornar uma realidade.

Quem aderiu a ela foi Hal Finney, vítima da ALS (amyotrophic lateral sclerosis ou esclerose lateral amiotrófica), doença que ganhou notoriedade por causa do Ice Bucket Challenge. Finney é bastante conhecido por ser o pioneiro na adoção do Bitcoin, moeda que, inclusive, foi utilizada para pagar os custos de todo o processo.

A morte de Hal Finney foi oficialmente confirmada na manhã da quinta-feira passada (28) e, logo em seguida, o corpo foi levado ao Alcor Life Extension Fundation, no Arizona (Estados Unidos), onde ele seria preparado para ser “congelado”. Lá, todos os seus fluidos foram retirados e substituídos por um composto químico que previne a formação de cristais e a consequente danificação das membranas celulares.

Nos próximos dias, a temperatura de seu corpo será reduzida gradualmente para -195 °C e ele será colocado em uma cápsula de alumínio imersa em nitrogênio líquido. “É onde ele vai permanecer até que tenhamos tecnologia para reparar os danos causados pela ALS e o processo de envelhecimento”, diz o diretor do local e amigo do falecido, Max More. “E então nós poderemos trazer Hal feliz e inteiro novamente”.

Apesar de ninguém nunca ter sido revivido após o processo de criogenia, a esposa de Finney, Fran, diz que as dúvidas jamais impediram o marido de explorar tecnologias intrigantes. “Ele sempre foi otimista sobre o futuro”, conta Fran.

Resta-nos a dúvida: será que os cientistas realmente conseguirão reviver Finney com a técnica do futuro? Ou melhor: será que estaremos vivos para presenciarmos esse acontecimento? A não ser que a tecnologia dê um salto gigantesco nos próximos anos, provavelmente só poderemos estar presentes nesse momento caso também adotemos a criogenia. Alguém se habilita?

FONTE: Wired

O que a Bíblia diz:

SUPLEMENTO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s