[Exortação] Como identificar se o seu pastor está pregando uma heresia?

heresia

Os nossos dias tem sido marcados pela multiplicação de heresias. Na verdade, existe um número significativo de líderes que por questões espúrias tem fabricado as mais variadas distorções teológicas.  Nessa perspectiva torna-se fundamental que o crente em Jesus aprenda a diagnosticar se o ensino defendido pelos seus pastores de fato é um ensino bíblico. Pensando nisso resolvi elencar sete questões que se observadas poderão auxiliar o cristão a discernir se o ensino pregado é uma heresia ou não.
.
1- Aquilo que o seu pastor está pregando tem base bíblica ou ele está anunciando aquilo que acredita ser uma revelação espirital? Lembre-se nenhuma revelação pode sobrepujar os ensinamentos das Escrituras. A Bíblia deve ser a nossa única e exclusiva regra de fé e nada absolutamente nada pode se sobrepor a ela.
.
2- O texto usado pelo seu pastor está dentro do contexto?  Cuidado com interpretações doutrinárias fundamentadas em versos isolados. Heresias costumam surgir em interpretações individualizadas e departamentalizadas das Escrituras.
.
3- O seu pastor tem usado textos do Antigo Testamento de forma alegórica? Cuidado! Interpretar as Escrituras alegoricamente é extremamente perigoso. Muitas das heresias disseminadas ao longo dos séculos se deveu ao fato de que alguns alegorizaram as Escrituras.
.
4- A fundamentação doutrinária usada pelo seu pastor está de acordo com o ensino geral das Escrituras? Cuidado com ensinos específicos que ferem a Palavra de Deus como um todo.
.
5- O seu pastor se considera um profeta ou apóstolo cuja palavra ou revelação está acima das Escrituras?
Se a sua resposta for sim, lamento lhe informar, mas provavelmente o seu líder espiritual é um falso profeta.
.
6- O seu pastor tem colocado técnicas de autoajuda ou conceitos da psicologia ou psicanálise acima das Escrituras? Cuidado, nenhum ensino, método ou doutrina humana pode prevalecer sobre as Escrituras.
.
7- A mensagem que o seu pastor costuma pregar visa a glória de Deus ou não? Ela é humanista, ensimesmada, e centrada no homem ou focada em Cristo? Lembre-se falsas doutrinas jamais glorificam a Deus e sim aos seus propaladores.
.
Caro leitor, creio veementemente que boa parte dos nossos problemas eclesiásticos se deve ao fato de  não sabermos identificar heresias. Acredito também que isso se deva ao fato de nos últimos anos termos abandonado as Escrituras.
.
O reformador João Calvino costumava dizer que o verdadeiro conhecimento de Deus está na Bíblia, e de que ela é o escudo que nos protege do erro.
.
Em tempos difíceis como o nosso, precisamos regressar à Palavra de Deus, fazendo dela nossa única regra de fé, prática e comportamento.
.
Pense nisso!

Um pensamento sobre “[Exortação] Como identificar se o seu pastor está pregando uma heresia?

  1. Em pese todas as sábias questões acima expostas para aguçar o discernimento dos leitores da Bíblia, me proponho a breve comentário.

    Procurei conhecer alguém que me transmitisse o saber. Saber quem sou. O que devo fazer aqui. Donde vim. Para onde vou…
    Alguém me perguntou: Para que queres saber tais coisas?
    O interesse de saber, nem sei pra que, me deixou mudo, sem resposta que eu soubesse identificar o porquê.
    Ao final, mudei a pergunta: Preciso conhecer Deus. Quem, e como ele é?
    Depois de pedir. Depois de bater. Depois de buscar, incessantemente, como faço com meus interesses pessoais, ouvi uma voz: Eu sou o Bom Pastor. As minhas ovelhas ouvem a minha voz e me seguem.
    Deus tenha misericórdia de mim e me faça ovelha Sua. Pois, de mim mesmo, SEI que jamais identificarei sua voz. O saber incha, cega e emudece. Só o amor edifica. Certamente, por Ele ser Fiel às suas promessas, estenderá tais dádivas a todos que nEle esperam.

    E Deus escolheu as coisas vis, as desprezíveis e as que não são, para aniquilar as que são, a fim de que ninguém se vanglorie na sua presença. 1ªCo. 1.28, 29.
    Dizem os sábios em Cristo que “coisas”, aqui, provém do contexto da “vocação dos santos”, identificados no vs 26, tidos como tais, pelo mundo que os odeia.
    A revelação ou interpretação da palavra de Deus, disse Jesus, somente foi concedida aos pequeninos.

    Envio este comentário sob pseudônimo em email, para não ser conhecido nem criar polêmica, Pois nada cito além da palavra. A interpretação fica com os pequeninos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s