[Estudo Bíblico] Novo Nascimento – Você já passou por ele??

LEITURA BÍBLICA

João 3:3-7
Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.

NOVO NASCIMENTO

Gostaria de lhes deixar uma palavra pra reflexão, pois todos os anos comemoramos o dia do nosso nascimento, entretanto muitos desconhecem que diante de Deus há dois nascimentos – o da carne e o do Espírito! Jesus disse:

“Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” Jo 3:3

Portanto, meus amados, há um segundo nascimento do qual somos feitos participantes do Espírito de Deus! Jesus disse:

“Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.

O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.” Jo 3:5-6

A pergunta é: -Você já nasceu de novo?? Já nasceu da água e do Espírito?? Realmente já passou pelo segundo nascimento?? Ou ainda está no primeiro?? Está escrito:

“Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca.” I Jo 5:18

Quem realmente passou por esse novo nascimento não vive na prática do pecado de forma consciente e CONSTANTE, antes busca voluntariamente se afastar dele!!

Tem buscado fazer isso?? Ou sente felicidade e prazer em fazer aquilo que Deus abomina?? Em Gálatas 5:16-22(abaixo), você pode saber quais são as obras da carne e do Espírito para saber por qual caminho tem andado!!

“Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.

Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.

Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.

Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,

idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,

invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.

Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.” Gal 5:16-22

Noutro lugar, a Palavra diz:

“Porque os que são segundo a carne(têm apenas o 1º Nascimento) inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.

Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.

Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.” Romanos 8:5-8

Como vimos nos versículos supracitados, as obras da carne é tudo aquilo que Deus ODEIA! E todos nós vivemos nelas até que Deus, por meio de sua Palavra(Como nesse Estudo!) e a intervenção do Espírito Santo, que nos convence do Pecado, da Justiça e do Juízo(Jo 16: 9-11); abra os nossos olhos e conscientize a nossa mente que estamos vivendo de forma errada, alheia à sua vontade. Nesse momento, temos a oportunidade de nos arrepender e buscar viver de acordo com a Vontade de Deus através de sua Palavra!

Caso tenha percebido que está no caminho ERRADO, lembre-se que Jesus disse:

“Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.” Jo 3:7

.

Amado, TODOS…

Jesus disse: – TODOS precisam passar por esse NOVO NASCIMENTO!

Por favor, compare sua vida com as obras da carne, citadas acima(Gal 5:19); caso você perceba que as tem praticado, não se desespere, arrependa-se, entregue sua vida a Jesus e permita acontecer em você o SEGUNDO e NOVO NASCIMENTO, o qual o concederá uma nova natureza, agora Espiritual, para que tenha verdadeiramente comunhão com Deus que é Espírito. Por isso, Jesus disse:

“Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.

Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. ” João 4:23-24

.

Então surge a pergunta: – Como posso cooperar, para que esse Novo Nascimento verdadeiramente ocorra? Basta levantar a mão pra Jesus num culto? Ou posso me ajoelhar aqui em casa, ou sentado mesmo na frente desse computador, render-me ao Senhorio de Cristo? Amado, Pedro nos deixa uma indicação. Está escrito:

“Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor, ” Atos 3:19

.

No momento em que o Espírito Santo o convence do Pecado, da Justiça e do Juízo; você pode ser REGENERADO ou não. O que me indicará que fui? O seu desejo por conhecer Jesus, por meio da Bíblia e começar a congregar numa Igreja, onde isso possa acontecer, é uma das evidências! Mas caso você entenda e ainda sinta desejo pelas coisas do mundo, você necessitará passar pela mortificação da carne – um processo onde você morrerá para sua vontade e colocará a Vontade de Deus em prática!

Onde eu encontro a Vontade de Deus? Na Bíblia! Você, então, deverá estudar a Palavra e a colocar em prática. Por isso, Jesus disse:

“…aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos;

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. ” João 8:31-32

.

O ato de ser liberto significa que foi regenerado! Pedro disse que deve haver a CONVERSÃO depois do arrependimento, para que os pecados sejam perdoados e sejamos selados com o Espírito Santo que é “o refrigério pela presença do Senhor”! Conversão significa mudança de atitude, mudança de vida! Isso ocorre quando colocamos em prática a Palavra de Deus. Por isso, Jesus reafirmou:

“Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.

Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ” João 14:23-24

.

O Espírito Santo só vem habitar em nós depois que passamos a “guardar a Palavra de Deus”. Por que há necessidade de guardarmos a Palavra? Pois, além disso ser uma prova de que verdadeiramente amamos a Deus, ela é que promove em nós o NOVO NASCIMENTO. Tiago e Pedro ensinaram isso! Está escrito:

“Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas. ” Tiago 1:21

“Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade[i.e. à Palavra = Jo 17:17], para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro;

Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.” 1 Pedro 1:22-23

.

Percebe-se claramente que a obedidência à Palavra de Deus coopera, para que o Novo Nascimento ocorra! Então, caso alguém venha para Cristo e não passe por essa “lavagem da Regeneração pela Palavra”, dificilmente poderá nascer de novo!

Depois de compreender tudo isso, faça-se essa pergunta: – Eu conheço a Palavra de Deus? Gasto tempo com ela para aprender a Vontade de Deus? Caso a resposta seja não, existe uma grande possiblidade de você ser um “CONVENCIDO”, mas não “CONVERTIDO”. Sem conversão não há possibilidade de perdão de pecados. Pedro disse:

“Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor, ” Atos 3:19

Sem perdão de pecados, não tem como haver os “tempos do refrigério pela presença do Senhor” que é a confirmação do Novo Nascimento, a consequente morada do Espírito Santo em nós!

Que Deus o ilumine para essa verdade, em nome de Jesus! Amém…

A paz…

Arauto de Cristo!

OBS: Compartilhe essa mensagem pelo e-mail e/ou Facebook! Seja você também um Arauto de Cristo!

3 pensamentos sobre “[Estudo Bíblico] Novo Nascimento – Você já passou por ele??

  1. Pingback: [Exortação] Tatuagem Gospel! O Cristão pode fazer? « Arauto de Cristo – Voz Que Clama no Deserto

  2. Curti muito esse site irmão…só queria dizer que me parece que estou entrando para essa família dos céus… tamo junto na luta!
    Abraço!! ^^

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s