Ultimamente tenho percebido, em mim, um impulso meio “fora de controle” à respeito do Facebook! Fico curioso para saber quantas pessoas positivaram ou comentaram os artigos que postei! Parece que há um tipo de “necessidade” a ser saciada, afim de que me sinta satisfeito!
Como Deus é fiel e sempre quer nos guiar, moldar, usar; hoje, providencialmente, ao pegar a revista “Isto é”, encontrei um artigo falando sobre as Redes Sociais e seus danos colaterais nas vidas dos que não conseguem “si dominar”!
De acordo com a revista, o que para mim ainda é apenas um desconforto(será??) para outros já está sendo um Grande Problema! Cerca de 25% dos pacientes do Instituto de Psquiatria do Hospital das Clínicas da Universodade de São paulo (IPq-HCUSP), que buscam ajuda, fazem-no por causa do vício em redes sociais. E, essa porcentagem, tende a aumentar até o fim do ano, afirma Dora Góes, psicóloga do programa, que almeja abrir um módulo específico para tratar essa vertente da dependência da internet.
Dora diz que o vício em redes sociais é forte como, da dependência químina. “É como um alcoólatra. Se para ele o bar é o objetivo, para o viciado estar sempre conectado às redes sociais é a meta.”
Agora, você de estar-se perguntando: Como posso saber se já sou um viciado? Ou quão próximo estou de me tornar um? Para isso você deve conhecer o seu IMV(Índice de Massa Virtual). Responda as perguntas abaixo com um número e o multiplique pelo valor indicado.
1- Quantos smartphones você tem?
(X 3)
2- De quantas redes sociais você faz parte?
(X 4)
3- Quantos laptops você tem?
(X 1)
4- Quantos dispositivos tipo tablet você possui?
(X2)
5- Quantos endereços de e-mail você tem?
(X 2)
6- Quantos serviços de mensagem de texto e/ou chat você usa?
(X 5)
7- De quantos jogos do tipo RPG (jogo de interpretação de personagem) você participa?
(X 7)
8- Quantos computadores de mesa você tem?
(X 1)
9- Quantas câmeras digitais você possui?
(X 1)
10- Quantos outros eletrônicos que precisam de um carregador você usa?
(X 1)
11- Em quantos blogs você escreve ou comenta com frequência?
(X 2)
Some os pontos e identifique seu índice de massa virtual:
RESULTADOS
Veja em que intervalo você se encaixa e o que isso significa!
25 pontos ou menos
Você está dentro da média. O uso que você faz de internet e das redes sociais só lhe traz benefícios
25 a 35 pontos
Fique atento. Ser mais comedido no uso das ferramentas virtuais pode ajudá-lo
36 pontos ou mais
Você precisa de uma dieta virtual. Controlar o uso da internet e das redes sociais mudará a sua vida para melhor
Está com o IMV acima de 35? Saiba como administrar os excessos para ter uma vida virtual que não comprometa a real.
AS DEZ REGRAS DE OURO DA DIETA VIRTUAL
1
Se você já questionou seus hábitos virtuais acha que pode estar exagerando no uso das redes sociais, as chances de que você esteja certo em sua auto-avaliação são enormes. Confie nos seus instintos e aja para mudar o seu comportamento.
2
Organize o seu dia virtual como você organiza o seu dia real. Estabeleça horários para checar seus e-mails, fazer atualizações em redes sociais e compartilhar imagens. Cumpra o cronograma e a desfrute de todas as tarefas, reais ou virtuais, de forma plena e sem misturar uma com a outra.
3
Estabeleça e siga, à risca, um calendário que inclua pelo menos um dia de desintoxicação tecnológica por mês. Nesse dia, abandone todos os dispositivos eletrônicos e organize atividades a céu aberto e com amigos. Lembre-se: a vida também acontece longe da internet.
4
Deixe para usar os dispositivos eletrônicos quando você está sozinho. Se você tem companhia, seja de amigos, filhos ou namorados, privilegie o real. Lembre-se que o virtual sempre pode esperar.
5
Entenda que os momentos dos quais você abre mão na vida real são bem mais difíceis de reproduzir que os virtuais. E que, ao abrir mão, sistematicamente, do real pelo virtual, você está fazendo uma troca pouco inteligente e difícil de compensar.
6
Você realmente precisa de mais um computador? Ou de um celular mais potente? De um novo tablet? Resista ao apelo das novidades tecnológicas. Elas sempre serão mais legais e mais modernas que as que você já tem. Acostume-se!
7
Pense bem antes de postar algum detalhe de sua vida pessoal nas redes sociais. Só tuite, blogue ou compartilhe informações que você divulgaria, sem impedimentos, a qualquer um pessoalmente.
8
Quando fizer uma refeição, evite deixar o smartphone na mesa. Se deixar o aparelho à vista for imprescindível, dê-se ao trabalho de justificar essa necessidade a quem estiver com você. Isso ajudará a avaliar a verdadeira necessidade de ter o dispositivo à mão.
9
Não carregue seus aparelhos eletrônicos no mesmo ambiente em que você dorme e jamais leve esses aparelhos para a cama.
10
Busque ajuda se você sentir que seu uso da internet e das redes sociais está fora de controle. Converse com amigos e peça que eles policiem seu vicio. Se isso não funcionar, busque ajuda com profissionais que trabalham com dependências.
Fonte: Daniel Sieberg, autor de “The Digital Diet” (Random House, 2011)
Amados irmãos, lembrem-se que Paulo nos exorta a usarmos “tudo para a Glória e Deus”(I Co 10:31). Portanto sejam embaixadores de Cristo e usem as redes sociais, para que os que estão perdidos tenham a oportunidade de ter acesso à Palavra e, assim, receber a Fé que é dom de Deus(Ef 2:8-9).
Jesus os abençoe!
Arauto de Cristo
O meu IMV deu 32… Ufaa… To no quase!! Se alguém quiser poste o seu!!
Paz!