[Estudo Bíblico] As Disciplinas da Vida Cristã

LEITURA BÍBLICA

2 Timóteo 2.3-12.

3 – Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo.

4 – Ninguém que milita se embara­ça com negócio desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.

5 – E, se alguém também milita, não é coroado se não militar legitima­mente.

6 – O lavrador que trabalha deve ser o primeiro a gozar dos frutos.

7 – Considera o que digo, porque o Senhor te dará entendimento em tudo.

8 – Lembra-te de que Jesus Cristo, que é da descendência de Davi, res­suscitou dos mortos, segundo o meu evangelho;

9 – pelo que sofro trabalhos e até prisões, como um malfeitor; mas a palavra de Deus não está presa.

10 – Portanto, tudo sofro por amor dos escolhidos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus com glória eterna.

11- Palavra fiel é esta: que, se mor­rermos com ele, também com ele vi­veremos;

12 – se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará.

INTRODUÇÃO

Infelizmente, pouca importân­cia é dada às disciplinas da vida cris­tã. Mostram as Escrituras, todavia, que, sem o seu exercício, jamais al­cançaremos o alvo que nos traçou Deus através de Cristo: a estatura de um ser humano “perfeito” como perfeito era Adão antes de haver transgredido a lei divina.

Por que as disciplinas da vida cristã são tão importantes? Em que reside o seu mérito? Em sua doutri­na? Ou em sua devoção? Aliás, que doutrina não é devocional e que devoção não é doutrinal? Os santos do Antigo e do Novo Testamento, em sua peregrinação rumo à Jeru­salém Celeste, disciplinavam-se de tal forma que, ousada e bravamen­te, venceram um mundo comprome­tido com o maligno.

Deseja você também triunfar? Não se esqueça das disciplinas es­pirituais. Ande como Jesus andou; torne-se parecido com o seu Senhor.

I. O QUE SÃO AS DISCIPLINAS DA VIDA CRISTÃ

John Wesley cultivava a pieda­de, de tal maneira, que os seus co­legas, na universidade, apelidaram-no de o metodista. No orar e no estudar a Bíblia, metódico. Erguendo-se ele como um perfeito exemplo de vida cristã, não lhe foi penoso avi­var a Inglaterra no século 18. Wesley sabia o quanto são importantes, para o crente, as disciplinas devocionais (Tt 1.7, 8).

1. Definição.

Disciplinas da vida cristã são os exercícios espirituais, prescritos na Bíblia Sagrada, cujo objetivo é proporcionar ao crente uma intimidade singular com o Pai Celes­te, constrangendo os que nos cercam a glorificar-lhe o nome (Hb 12.8).

2. Elementos das disciplinas da vida cristã.

De conformidade com as Sagradas Escrituras, estas são as disciplinas a que deve submeter-se o crente: adoração a Deus, leitura diária sistemática da Bíblia, oração, servi­ço, mordomia do corpo e dos bens, etc.

Tem você se dedicado a essas observâncias? Outros elementos, igual­mente valiosos, poderiam ser aqui ar­rolados; estes, porém, já são mais do que suficientes, para mostrar a subli­midade de nossa carreira cristã.

Para inteirar-se melhor do as­sunto, recomendo a leitura do livro Disciplinas do Homem Cristão de R. Kent Hughes.

II. SÍMBOLOS DAS DISCIPLINAS DA VIDA CRISTÃ

Há pelo menos três figuras que salientam as disciplinas da vida cris­tã: o soldado, o atleta e o agricultor. Sem exercício, perseverança e sacrifí­cio pessoal, jamais seremos bem-sucedidos quer no campo de batalha, quer nas competições públicas ou no amanho da terra (Pv 23.23).

1. A disciplina do soldado.

Como soldados de Cristo, ajamos de modo disciplinado e perseverante, a fim de agradar ao que nos arregimen­tou para a guerra:

“Sofre, pois, comi­go, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo. Ninguém que milita se embaraça com negócio desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra”

(2 Tm 2.3-5).

Tinha o apóstolo, em mente, o antigo soldado grego que, no campo de batalha, pre­feria o sacrifício da própria vida a exis­tir sem honra.

2. A disciplina do atleta.

No tempo de Paulo, eram os atletas mais do que disciplinados. Na con­quista de uma coroa de louro, em­penhavam-se além de suas forças; perseguiam o impossível. Descreve-os o apóstolo:

“E, se alguém tam­bém milita, não é coroado se não militar legitimamente”

(2 Tm 2.5).

Se naqueles estádios, punham-se os competidores a lutar por uma vitória efêmera e corruptível, nós avançamos em busca de eternos ga­lardões. Por isto temos de, à seme­lhança daqueles atletas, portar-nos de maneira viril e disciplinadamente:

“E todo aquele que luta de tudo se abs­tém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível”

(l Co 9.25).

REFLEXÃO

“Se te abstiveres de conversações supérfluas e passeios ociosos, como também de ouvir novidades e boatos, acharás tempo suficiente e adequado para te entregares a santas meditações.”
(Tomás de Kempis)”

3. A disciplina do agricultor.

A agricultura é a mais antiga das ci­ências; foi o primeiro trabalho de  Adão e Eva (Gn1 .26-30). O cultivo da terra, principalmente depois da queda de nossos primeiros pais, tor­nou-se estressante e árduo. Eis por­que o agricultor tanto carece de dis­ciplina e paciência:

“O lavrador que trabalha deve ser o primeiro a gozar dos frutos”

(2 Tm 2.6).

No cultivo do fruto do Espírito também não deve­mos prescindir de disciplina e paci­ência. Afinal, temos de melhorar a cada dia, refletindo em tudo a ima­gem de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Tem você agido com disciplina em seu cotidiano? Porta-se com a bra­vura e o desprendimento do soldado no combate às forças do mal? Abstém-se dos entretenimentos mundanos na conquista da coroa incorruptível? E o fruto do Espírito? Vem você cultivan­do-o pacientemente como aquele que lavra a terra?

III. A EFICÁCIA DAS DISCIPLINAS DA VIDA CRISTÃ

Na História das Assembléias de Deus no Brasil, o irmão Emílio Con­de narra como o Movimento Pentecostal chegou aos longes mais des­conhecidos de nosso país. Diante daqueles relatos, é-nos impossível conter a pergunta: “Como Daniel Berg e Cunnar Vingren lograram tal façanha?” Disciplinados na piedade, foram capazes de suportar o insu­portável e, assim, alargar as fron­teiras do Reino de Deus.

1. As disciplinas da vida cristã são eficazes contra o pe­cado.

Exilado em Babilônia, Daniel jamais deixou-se atrair por aqueles deuses belicosos e sensuais. Afinal, quando ainda adolescente, propuse­ra no coração não se contaminar com os manjares e vinhos do rei (Dn 1.8). E, assim, pôde ele caminhar toda uma longevidade na presença de Deus. Tinha o profeta suficiente disciplina, a fim de recusar as ofer­tas da mais luxuriante metrópole do século VI a.C.

Você é suficiente forte para di­zer não ao pecado?

2. As disciplinas da vida cris­tã são eficazes no serviço cris­tão.

Foi Paulo, certamente, o mais aplicado missionário do Cristianis­mo. Em pouco tempo, quer acompa­nhado por Barnabé, quer auxiliado por Silas, logrou o apóstolo espalhar a mensagem cristã de Antioquia a Roma. Disciplinadíssimo, possuía um senso de abnegação tão grande que, mesmo às vésperas de sua execução pelas autoridades romanas, não dei­xou de anunciar as Boas Novas de Salvação (2 Tm 4).

Deseja você alcançar a excelên­cia no serviço cristão? Aja como um soldado, porte-se como um atleta e cultive a perseverança do agricultor.

CONCLUSÃO

Sem disciplina, não poderemos jamais agradar ao que nos arregi­mentou para o seu exército. Adore­mos, pois, a Deus. Leiamos a Bíblia. Oremos. E exerçamos a mordomia de nossos corpos, haveres e tempo. Somente assim haveremos de exal­tar a Cristo em nosso ser.

Os heróis da fé “não fruíram logo os seus troféus”, conforme can­tamos em nossos cultos de oração. Antes, lutaram de forma denodada e fidelíssima, até que o Senhor fosse plenamente glorificado em seus  corpos. Quando lemos o capítulo 11 de Hebreus, fascinamo-nos, de imediato, por aqueles homens e mulheres que, na marcha para os céus, operaram o impossível. O segredo? A disciplina da piedade.

Sejamos disciplinados em tudo; dominemo-nos em todas as coisas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s