[Estudo Bíblico] Depressão, A Doença da Alma

LEITURA BÍBLICA

l Reis 19.1-8.

1 – Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito e como to­talmente matara todos os profetas à espada.

2 – Então, Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses e outro tanto, se decerto amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles.

3- O que vendo ele, se levantou, e, para escapar com vida, se foi, e veio a Berseba, que é de Judá, e deixou ali o seu moço.

4 – E ele se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou de­baixo de um zimbro; e pediu em seu ânimo a morte e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.

5 – E deitou-se e dormiu debaixo de um zimbro; e eis que, então, um anjo o tocou e lhe disse: Levanta-te e come.

6- E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as bra­sas e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se.

7 – E o anjo do SENHOR tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque mui com­prido te será o caminho.

8 – Levantou-se, pois, e comeu, e bebeu, e, com a força daquela co­mida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.

INTRODUÇÃO

A despeito de alguns pensarem que o crente jamais se deprime, a própria Bíblia menciona diversos ca­sos de servos de Deus que passaram por severas crises dessa doença que se mostram cada vez mais ativas nesses últimos tempos. Como enfrentá-la? Quais são suas causas? É sobre esse importante assunto que iremos es­tudar nesta lição.

l – AS CAUSAS DA DEPRESSÃO

Observemos alguns elementos que podem levar-nos à depressão.

1. Oposição.

Quando Elias chegou a Jezreel e soube que Jezabel intentava matá-lo (l Rs 19.1,2), tomou atitudes que revelaram seu estado depressivo. Sempre que realizamos ou estamos prestes a realizar algo importante para Deus, enfrentamos o ataque do Inimigo. Essas investidas inesperadas ou oposição sistemática visam enfraquecer nossa confiança na proteção divina, levando-nos a desistir de lutar e assim impedir o progresso da obra de Deus (Jo 16.33; l Pe 5.8).

2. Frustração.

O sentimento de incapacidade ou fracasso, diante da realização de um trabalho aparentemente inútil, pode levar-nos à depressão. A idéia que se tem é que a vida não faz o menor sentido. Elias perdera o ânimo e o interesse de viver: “toma agora a minha vida, porque não sou melhor do que meus pais” (l Rs 19.4). Humanamente falando não somos diferentes do profeta; compartilhamos a mesma natureza. (Tg 5.17).

3. Medo.

O pavor incontido do que nos possam fazer os adversários, e a possibilidade de sermos perse­guidos, ridicularizados, caluniados, ou até mortos podem levar-nos à depressão. Foi o que aconteceu com o profeta Elias (l Rs 19. 1,2,10).

4. Angústia.

Quando enfrenta­mos um problema de difícil solução e não vislumbramos uma saída, tendemos à tristeza e a angústia. E justamente nesse momento que a crise depressiva se instala (Jó 3.11; 6.11; 17.1; Sl 13.1-3; 56; 57.6,7).

II – REAÇÔES NATURAIS DIANTE DA DEPRESSÃO

1. Fugir.

Moisés, incompreendi­do pêlos filhos de Israel e procurado por Faraó, fugiu para Mídia (Êx 2.1 5). Fugir é a primeira reação quando nos sentimos incapazes diante do inimigo (l Rs 19.3). Davi tomou a mesma atitude. Durante prolonga­da crise, fugiu para Aquis, rei de Cate, fazendo-se de louco. Ler l Sm 21.10-15; 27.1-7; 27.1-7; 29.1-11; Sl 34; 56.

Muitos, por não confiarem plenamente em Deus, usam o sono, o isolamento, o entretenimento, e tantas outras coisas para fugir da realidade. Caso o leitor esteja enfrentando um problema difícil, a ponto de desejar esconder-se em uma cisterna (l Sm 13.6), saiba que o Senhor tem um escape para você (Sl 91; Hb 13.5).

2. Esconder-se.

Elias realizou grandes feitos perante o Senhor extirpou a idolatria de Israel (l Rs 18. 19-40) e fez chover sobre a terra, após um longo período de seca (l Rs 18.41,42; 17.1; Lc 4.25; Tg 5.1 7,18). Todavia, isso não impediu que o profeta ficasse apavorado diante das desprezíveis ameaças de Jezabel (l Rs 19.4,9).

3. Desistir.

Muitos, quando de­primidos, ficam alienados, ou fecha­dos dentro de si mesmos, como num casulo. O abandono da comunhão com os irmãos pode ser um sintoma de depressão: “… deixou ali o seu moço” (l Rs 19.3). Elias não devia ter dispensado seu auxiliar, nem deveria ter ido para o deserto (l Rs 19.3,4).

A solidão agrava a depressão. Um bom confidente e santo irmão e amigo é uma boa linha de defesa, pelo fato de ter alguém para dialogar e orar juntos. A depressão priva a pessoa do relacionamento com os irmãos e amigos. Ela reprime o desejo de viver (l Rs 19.4).

III – ENFRENTANDO A DEPRESSÃO

1. Confiando firmemente no Senhor.

Deus é soberano, nada ocorre sem a sua permissão (Dn 4.34-37). O crente que confia na soberania de Deus, mesmo nos mo­mentos difíceis, como os vividos por Elias, não se deprime, mas descansa naquEle que tudo pode (Mt 19.26). O Senhor jamais nos abandona. Ele não havia abandonado seu profeta, nem seu povo fiel.

2. Orando e jejuando.

O crente fiel pode deparar-se no seu dia-a-dia com situações que somente são resolvidas através da oração (Mt 9.15;Jr 29.12,13; Et 4.16). O jejum e a oração são armas espirituais poderosas para trazer cura e alívio aos corações abatidos.

3. Evitando a autocomiseração.

De acordo com a Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, quando formos tentados a pensar que so­mos os únicos fiéis que restam para realizar algo, não devemos nos la­mentar. A autocomiseração diluirá o bem que porventura fizermos. Elias considerava-se a única pessoa que ainda era autêntica para com Deus. Solitário e desanimado esqueceu-se de que outros permaneceram fiéis em meio à impiedade de sua nação (l Rs 19.18).

4. Entregando a vida e o futuro a Deus.

O deprimido deve, sem demora e pela fé, levar a Cristo o fardo opressor de sua angústia, convicto de que Ele o livrará e de tudo cuidará (Sl 42; Is 53.4,5; Mt 11.28,29). Ter convicção de que Deus nos ama e que Ele se importa conosco, fortalece e consolida a nossa fé, principalmente quando circunstâncias desagradáveis nos ameaçam e, por fim, nos atingem.

IV – SAINDO DA DEPRESSÃO

Após ouvir, atentamente, as queixas de Elias, Deus o encorajou. Da mesma forma o Senhor quer restaurar seu ânimo trazendo alívio para sua alma abatida.

1. Restauração física.

Através de um anjo, Deus proveu alimento e água para o profeta. Em seguida, o Senhor lhe proporcionou um sono reparador (l Rs 19.4-6). O bem-estar físico e psíquico de Elias era funda­mental (Sl 103.14).

2. Mudança de ambiente.

Deus tirou Elias do deserto conduzin­do-o a Horebe, cerca de 300 km de Bersebad (I Rs 19.7,8). Elias precisava de tempo e de um novo ambiente, para considerar sua vida sob um novo ponto de vista. Um ambiente estressante e uma rotina rígida e interrupta afeta a saúde física e mental da pessoa. É imprescindível ao deprimido mudar de ambiente, modificar sua rotina, reduzir seu trabalho e desfrutar de um período de férias para passar mais tempo com sua família (Ec 2.21-26; 3.1-8; Mc 6.30,31).

3. Bem-estar espiritual.

O vento, o terremoto e o fogo no mon­te Horebe eram uma demonstração da suficiência e do poder de Deus; a voz mansa e suave, por sua vez, falava do grande amor do Pai (l Rs 19.11,12). Talvez uma caverna (v. 9) não seja o local mais adequado para Deus revelar-se a alguém, todavia, nas situações mais adversas da nos­sa vida, o Senhor pode vir ao nosso encontro para nos tirar da depressão. O profeta saiu daquele lugar com uma nova visão acerca do seu Deus (l Rs 19.13-18; Sl 23.4,5).

CONCLUSÃO

“Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimen­tos…” (Tg 5.1 7 – ARA), inclusive, à depressão. O Deus de Elias também é o nosso Deus. Assim como deu vitória ao profeta, nos concederá também!

9 pensamentos sobre “[Estudo Bíblico] Depressão, A Doença da Alma

  1. É IMPORTANTE QUE O CRISTÃO SAIBA QUE NÃO É UM SUPER HEROI E QUE O DIA MAU EXISTE PARA TODOS, MAS APÓS SUPERARMOS NOS SENTIMOS MAIS FORTALECIDOS, RENOVADOS E ATÉ AGRADECIDOS PELA EXPERIENCIA.

  2. como aprendemos coisas maravilhosa com os amados que traz ao nosso conhecimento essa lição pra o nosso crecismento.devemos sempe busca esse crecimento pra podemos passa a outras pessoas jesus abençoe.a todo vcs.

  3. Esse texto realmente mostra o que aconteceu comigo há 3 dias atrás, tenho buscado muito a Deus, mas estava anciosa sobre a minha vida profissional que ainda não aconteceu mas creio pelos olhos da fé que Deus já me deu a vitória. Eu estava almoçando com a minha filha e do nada veio um nervoso terrível e incontrolável, pedi para ela (Anne 7 anos) descer para brincar rapidamente porque a impaciência com ela foi grande, só porque falava comigo, então, corri para meu quarto chorando para tentar falar com Deus e pedir socorro, mas não aguentei orar, levantei e só dizia: Senhor toma minha mente e o meu coração. Tomei um calmante natural e quando o sono chegava, via coisas e sentia medo de dormir e morrer. Meu Deus que aflição, meu braço já estava dormente há 4 dias e pensava que teria um AVC. Satanás me atormentou o dia todo e o coração aflito e só chorava. A noite (sexta-feira) fui pra igreja totalmente abatida, sentei no banco e não queria ficar lá, minha vontade era sair daquele lugar correndo (um lugar que amo) levantei chorando e pedi pra obreira orar por mim, pois não estava aguentando, ela orou e repreendeu e disse que o diabo estava furioso mas já derrotado. Deus é fiel, pois o culto foi todo pra mim, a palavra foi pra mim, e fiz a seguinte oração: Senhor me dê da sua paz novamente,me ajude, porque nesse momento eu lanço sobre Ti, toda a minha ansiedade, toda a minha vida, confio em Ti e sei que cuida de mim. Amém No outro dia eu estava bem graças e glória e honra ao Nosso Deus Todo Poderoso. Ore e combata esse mau. O Senhor os abençõe. Amém!!!!!

    Ana Clara – Novo Osasco

  4. Eu passei por isso há 3 dias atrás mas o Senhor me deu a vitória no dia seguinte após eu ter feito a seguinte oração: Senhor lanço sobre o teu altar a minha vida, minhas ansiedades e os meus medos, toma é Teu e realmente confiei. Eu estava tão ruím que pensei que iria enlouquecer, chorava, estava nervosa por nada, sem paciência com minha filha linda de 7 anos, e quando fui pra igreja não queria ficar lá, e sim sair correndo daquele lugar, “diabo puro” mas pedi oração para a obreira e o culto foi uma benção e Deus falou comigo. Lança sobre mim suas ansiedades por que Eu tenho cuidado de vós. Amém. Te amo Deus…

  5. A resposta é descansar em DEUS,ELE ,sabe de tudo e sabe quando vai passar,por que eu não sei nada. Leio que cada medicamento pode levar ao suicídio ,pelo visto não ajuda em nada e piora,tem que suportar,o mal existe e não é novo,e agora que os evangélicos estão abrindo mais por que queira ou não as igrejas estão cheios de pessoas doentes da alma. Esta falatando pastores para ajudar e não colocar as pesoas como endemoniadas que é um absurdo piorando as doenças. Educar as pessoas para não debocharem de quem sofre o que não quer sofrer. Achei agora a minha resposta,que um pastor me falou,DEUS me daria a resposta parar ou continuar as drogas que causam mais dor física que outra coisa.Apenas DEUS É BOM É MISERICORDIOSO.Os parentes a família precisa se antenar que ninguém brinca de depressivo.Eles só pedem ajuda.

  6. Agradeço a Deus estes minutos preciosos na sua presença estudando a sua bendita palavra que amo . Obrigado senhor por falar ao meu coração.Obrigado senhor por ter usados seus servos, Tu és grande Senhor,maravilhoso , poderoso,generoso, misericordioso e FIEL a TUA PALAVRA receba minha humilde gratidão e usa-me

  7. Acho que já tive depressão, durante anos me sentia um nada. Sem auto estima,perspectiva,alegria, meu marido não me compreendia. Pedia a morte, tinha tudo, mas não enchia meu vazio. Conheci a palavra de Deus, lutei com o Senhor, busquei entendimento. Até que um dia fui liberta. Hoje tenho compaixão dos que têem depressão e tento ajudar e tenho conseguido com a ajuda do Senhor Jesus!

  8. eu estou muito doente,quero morrer mais nao consigo.so lamento pelos meus filhos.queria ter força para educalos e velos bem

  9. ótimo estudo. luto com isso há dois anos. Estou cansada de só ouvir que isso é uma doença da alma e por consequência só me sentir mais julgada e frustrada com isso. Lidar com culpas e conseqüências do passado não é facil. é exaustivo qdo vc tem uma vida atarefada. Soma-se tudo e vc tem exaustão, frustração e sensação de impotência e fracasso. Mas acredito que isso não seja espiritual. As sensaçoes desagradaveis adoeceram meu corpo , me deixando num estado de constante exaustão. Assim como poderia ter ficado hipertensa ou ter tido um infarto por exemplo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s