[Reflexão] Amar ou pedir Amor?

Amai os vosso inimigo, e fazei o bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque Ele é benigno até para os ingratos e maus.(Lucas 6.35).

             Jesus disse: Amai, ou seja, imperativo, Ele determinou, mandou, portanto este dever é nosso.Não podemos ficar orando pedindo a Deus que nos faça perdoar, amar a quem quer que seja. Devemos obrigar-nos a amar, pois é mandamento do Senhor. O que não podemos é jogar as nossas responsabilidades para Jesus e ficar pedindo a Ele para que nos faça deixar de odiar alguém, que nos faça amá-la; porque quem tem que querer fazer isto somos nós mesmos. Se amamos o Senhor, praticamos a sua palavra. Não podemos falar que O amamos já que não o vemos, mas quem vemos, odiamos.

“Sede, pois misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso.” (Lucas 6.36

O segundo maior mandamento é amar o próximo como a nós mesmos. Isto quer dizer a todos! Não podemos escolher a quem amar, uma vez que todos são criaturas de Deus. Não importa se é alguém que nos provoca, fez-nos, ou faz, mal,  cause-nos prejuízos físicos, materiais ou de qualquer outra forma! O nosso dever é perdoá-lo sempre, amá-lo, e ajudá-lo, se quisermos ser filhos do Senhor Deus. A nossa luta não é contra as pessoas, mas contra os demônios que fazem com que elas pratiquem atitudes más, e, portanto, nosso dever é orar e interceder, para que elas sejam libertas em nome de Jesus.

            “Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; soltai e soltar-vos-ão.” (Lucas 6.37)

Não podemos achar somente defeitos nos outros para justificar a nossa antipatia por eles, a nossa falta de perdão e amor. Da mesma maneira, como julgamos e pensamos, as pessoas  também pensam de nós. A lei da semeadura se aplica muito bem aqui, o que plantarmos certamente colheremos, se prendemos um perdão de alguém, também os nossos serão presos. Se, nos nossos pensamentos, já  qualificamos alguém como ruim  ou mau, com certeza o mesmo se aplicará a  nós.

“Daí, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando vos darão; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo.” (Lucas 6.38)

Não existe escapatória! Da maneira como tratarmos, seremos tratados!Isto não somente aqui pelas mãos dos homens, mas principalmente pelas do Senhor. O que fizermos, receberemos bem mais! Será uma medida bem cheia, derramando. Ou o bem, ou o mau! Com certeza, o que plantarmos, colheremos.

            “E disse-lhes uma parábola: Pode, por ventura, um cego guiar outro cego? Não cairão ambos na cova?” (Lucas 6.39

Como podemos criticar, apontar defeitos das pessoas, se fazemos pior. Discutimos com os nossos amigos, parentes, maridos, esposas e ficamos magoados, ficamos horas e dias sem conversar. Somos intolerantes, mas gostamos de falar das outras pessoas. Desviamos das pessoas que vem pedir-nos algo. Negamos, mentimos, dizendo não ter, quando temos. Mas, na hora de orar, julgamo-nos santos e falamos, em oração, que queremos fazer a vontade do Senhor; que queremos ser guiados por Ele, mas não obedecemos os seus preceitos, pois Ele nos mandou amar a todos e socorrer quem nos procurasse, e não o fazemos.

“O discípulo não é superior a seu mestre, mas todo o que for perfeito será como o seu mestre.”(Lucas 6.40

Falamos que queremos ser discípulos de Jesus; que somos Cristãos (aprendizes de Jesus), mas não agimos como Ele.  Recusamo-nos, pois dizemos que não conseguimos! Se quisermos ser Cristãos, devemos ser como Ele que, mesmo na hora da prisão,crucificação e morte,  orou ao Pai pedindo que perdoasse os seus algozes, pois eles não sabiam o que faziam! De igual maneira as pessoas não sabem, pois são usadas pelo inimigo, portanto vamos perdoá-las e amá-las e seremos perfeitos filhos do Altíssimo.

Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.

 Um abraço.

                                                        Pr.Henrique Lino

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s