[Estudo Bíblico] Seitas Orientais

LEITURA BÍBLICA

“Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.
Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.
E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.
Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si;
Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.” Romanos 1:21-25

PRELÚDIO

Entre as quatro seitas orientais tratadas na lição (Hare krishna, Igreja Messiânica Mundial, Seicho-No-lê e Meditação Transcendental), poderíamos acrescentar o hinduísmo, o confucionismo, o taoísmo, o xintoísmo, entre outras. Essas sei­tas invadem o Ocidente, por meio de uma outra manifestação religi­osa – A Nova Era. Esta, assemelha-se a grande meretriz de Apocalipse 17, e, traz como rótulo: “A Mãe das Meretrizes e das Abominações da Terra” (Ap 17.5b). Sob a égide des­se movimento religioso, todas as religiões, seitas e filosofias orien­tais são congregadas e dissemina­das no Brasil e no mundo ociden­tal. Há manifestações específicas de cada uma dessas correntes, seja na televisão ou nos órgãos de difusão particulares. Contudo, a difusão massificada e a roupagem filosófi­ca, dá-se mediante o sincretismo da Nova Era. O movimento retira a parte exótica e pagã da religião,empacota a filosofia e vende ao homem moderno a custo da vida eterna do indivíduo – preço muito maior do que vale qualquer um desses seguimentos.

INTRODUÇÃO

As seitas orientais são proveni­entes das religiões universalistas do Extremo Oriente. Mas quem são elas? Qual a resposta bíblica a tais crenças e práticas? Nesta lição res­ponderemos a essas e outras intri­gantes perguntas relacionadas aos Hare Krishna, à Igreja Messiânica Mundial, à Seicho-No-Iê e à Medi­tação Transcendental.

I.QUEM SÃO?          .

1.O Movimento Hare Krish­na.

Krishna é um personagem mi­tológico da índia que, a princípio, apresentava-se como a encarnação de Vishnu. No entanto, os seus se­guidores afirmam o contrário: Vishnu é a encarnação de Krishna. A Sociedade Internacional para a Consciência Krishna, conhecida popularmente como Movimento Hare Krishna, é uma ramificação do tron­co religioso hindu. Sri Chaitanya Mahaprabhu (1485-1533), seu fun­dador, ensinou que Krishna é o se­nhor supremo sobre todas as outras divindades.

2. Igreja Messiânia Mundi­al.

Foi fundada em 1935 no Japão por Mokiti Okada, chamado por seus adeptos de Meishu-Sama — “Senhor da Luz”. A oficialização da Igreja Messiânica Mundial deu-se apenas em 1947. Okada declarou ter recebido, entre 1926 e 1935, uma série de revelações sobre Deus, o homem e o mundo. As supostas revelações teriam mostrado a po­breza e a miséria como consequên­cias dos males espirituais do ho­mem. Como solução, apresentava a prática da johrei, “purificação do espírito”, para tornar o homem vir­tuoso, feliz e digno.

3. Seicho-No-Iê.

Movimento religioso fundado no Japão por Masaharo Taniguchi em 1930. O nome “Seicho-No-Iê” significa “lar do progredir infinito”. Sua doutri­na é baseada em três princípios: negar a existência da matéria, do mal e do pecado. O movimento che­gou ao Brasil em 1952. Distribuem gratuitamente a revista Acendedor, hoje chamada Fonte de Luz, com um calendário contendo mensa­gens de auto-ajuda. Eles mantêm programas de rádio e televisão em muitos estados do Brasil.

4. Meditação Transcenden­tal.

O movimento, fundado na ín­dia em 1958 por Mahesh Brasad Warma, é uma ramificação do hinduísmo. Todavia, somente veio a ser conhecido a partir de 1965. Maharishi, como passou a ser cha­mado seu fundador, tornou-se ere­mita e foi viver numa caverna do Himalaia. Antes de se transferir para os Estados Unidos em 1958, ele fundou seu Movimento de Re­generação Espiritual na índia, co­nhecido hoje como Meditação Transcendental.

SUPLEMENTO

Novas Seitas Bizarras Pro­liferam

1. Urinaterspistas e hinduísmo.

Você já ouviu falar de urinaterapia e útero mágico? Essas são alguma das mais bizarras crenças que es­tão conquistando mentes frágeis pelo mundo afora. Elas se apresen­tam como ciências e novidades, quando, na verdade, não são nem uma nem outra coisa. A primeira se refere à prática de beber a própria urina para tratamento de do­enças, com base em doutrinas ori­entais, e a segunda, à feitiçaria sul-americana. Por incrível que pare­ça, a urinaterapia tem ganhado se­guidores em todo o mundo. Os urinaterapistas ensinam que a urina é um produto puro do sangue, um maravilhoso medicamento natural produzido gratuitamente pelo nos­so organismo. Segundo seus segui­dores, a composição urinária seria o melhor remédio contra alergias, micoses e distúrbios renais e gas­trointestinais. A ciência, obviamen­te, rebate todas essas afirmações. A medicina afirma que a urina ser­ve para expelir substâncias tóxicas e que, por isso, se a pessoa não uri­nar, morre; a urina é composta de 95% de água e o resto de excretOs, tais como urÉia, cloreto de sódio e ácido úrico.

Na verdade, a urinaterapia é ba­seada na filosofia e religião hindu. No Damar Tantra, constituído de 107 versos, é dito que, à medida que se bebe a própria urina – um rigor denominado shivambukalpa – vai-se adquirindo qualidades ‘místicas, tais como força física e espiritual’. Era só o que faltava. As pessoas estão tão suscetíveis ao engano que já estão bebendo uri­na para crescer física e espiritual­mente! Uma outra prática mencio­nada no texto hindu é o ato de co­mer as próprias fezes (sic). Será que daqui há pouco vão iniciar tal prá­tica no Ocidente? Está mais do que claro que a uniterapia é mais um fruto da aceitação de práticas místicas orientais. A tentativa de en­contrar base para ela nas Escritu­ras é para ocidentalizar esse costu­me bizarro e confundir as mentes. O texto a que aludem trata-se de João 4.10,11:

 ‘Jesus respondeu e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. Disse-lhe a mu­lher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva?’

Nessa passagem, Jesus se reporta, claramente, ao que Ele proporciona na vida daque­les que o aceitam como Senhor e Salvador: a saciação da sede da alma, a satisfação plena em Deus. A declaração urinaterapista é um ultraje, um profundo desrespeito à Palavra de Deus. No Brasil, a urina­terapia é praticada pelo padre ir­landês Joseph Dilon, e nos últimos anos tem sido matéria de revistas (Istoé) e reportagens televisivas (SBTRepórter).

(NOVAS SEITAS BI­ZARRAS PROLIFERAM. Revista Res­posta Fiel, Rio de Janeiro, Ano l, n” 3, p. 25-6, mar.2002.)”

II. QUAIS SUAS CRENÇAS E PRATICAS?

1. Fontes de autoridade.

Suas crenças e práticas estão fun­damentadas na filosofia oriental registradas em seus livros sagrados (ver Rm 1.21,22).

a) Hare Krishna. Seu livro sagra­do é o Bhagavad Gita, parte dos Vedas hindus. Eles dizem acreditar também na Bíblia, quando acham que certas passagens apoiam suas crenças e práticas, o mesmo é dito a respeito do Alcorão.

b) Igreja Messiânica Mundial. Seus escritos sagrados são as obras de Meishu-Sama e de sua esposa. À semelhança do Movimento Hare Krishna, afirmam aceitar a Bíblia, supondo que ela, de alguma forma, apoiará suas crenças.

c) Seicho-No-Iê. Seus escritos sa­grados são os mesmos do xintoísmo: Kijiki e o Nihongi; do budismo: a Tripitaka; e, até mesmo, a Bíblia. Mas a obra padrão deles são os escritos de Taniguchi como Verdade e Vida (40 volumes) e a Sutra Sagrada.

d) Meditação Transcendental. Seus escritos sagrados são as inter­pretações que Maharishi fez dos Vedas, principalmente o Bhagavad Gita, livros sagrados do hinduísmo.

2 . Deus.

O conceito de Deus, no hinduísmo, pode ser politeísta suas divindades principais. Adoram a inúmeros deuses semelhantes a homens e animais (v. 23). Buda ne­gou a existência de Deus, e Confúcio não agiu diferente (Rm 1.19,20). Os xintoístas são politeístas e adoram a natureza.

a) Hare Krishna. Assim como o hinduísmo, defende o monismo panteísta. Acreditam que todos os deuses são formas, ou expansões, do Ser Absoluto — Krishna. Negam a di­vindade de Jesus e a sua missão como Salvador da humanidade. Para eles, o Senhor Jesus não passa de um mero guia espiritual e uma das inú­meras encarnações de Krishna.

b) Igreja Messiânica Mundial. Não possuem um conceito defini­do sobre Deus e seus atributos. Deus, para eles, ora é pessoal e monoteísta; ora é panteísta. Na ver­dade, podem ser classificados como deístas. Os messiânicos exaltam mais a Meishu-Sama do que a Deus (v. 25). Negam a divindade, a mor­te e a ressurreição de Jesus. Afir­mam não ser Jesus o Salvador; con­sideram-no, apenas, como alguém que encontrou a felicidade.

c) Seicho-No-Iê. Seu conceito a respeito de Deus é muito confuso: panteísta, pessoal; mas, às vezes, apresentam-no como uma energia vital e impessoal. Como negam a existência do mal, logo, Jesus não teria sofrido; negam sua divindade e ressurreição corporal.

d) Meditação Transcendental. Seu conceito sobre Deus é prove­niente do monismo panteísta da re­ligião hindu.

3. Salvação.

As seitas orien­tais manifestam o pensamento das religiões panteístas do Extremo Ori­ente.

a) Hare Krishna. A salvação é pelas obras, pelo próprio esforço e desapego as coisas materiais e pela recitação do mantra: repetição constante do nome Krishna. São ve­getarianos. Acreditam na transmi­gração da alma humana para seres inferiores. Por isso, não matam insetos, pois estariam, dessa forma, correndo o risco de matar um de seus antepassados. Veja o que diz, a Bíblia em I Tm4.1-5:

Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;
Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência;
Proibindo o casamento, e ordenando a abstinência dos alimentos que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças;
Porque toda a criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças.
Porque pela palavra de Deus e pela oração é santificada. 1 Timóteo 4:1-5

b) Igreja Messiâniça Mundial. Para eles, o salvador é MeishuSama,e a salvação é mediante o johrei, prática de imposição de mãos, que, segundo eles, transmi­te energia, ou uma luz, canalizada, por meio de um amuleto sagrado.

c) Seicho-No-Iê. Ensinam que todos os homens são filhos de Deus, mesmo os incrédulos e assassinos, e que o homem torna-se deus quan­do se liberta da consciência do pecado. A isso chamam salvação.

d) Meditação Transcendental. Além de acreditarem na reencarnação, consideram que a salvação é efetivada pela meditação transcendental — exercícios mentais com recitação de mantra.

III. RESPOSTA RÍBLICA

As crenças e práticas dessas sei­tas são condenadas pela Bíblia Sa­grada. Seus adeptos valorizam a palavra de seus líderes e gurus; acreditam em pensamentos e máximas humanas. Justamente o que apóstolo Paulo condena no texto da leitura bíblica desse estudo.

1. Sobre a Bíblia.

A Bíblia Sagrada é a única revelação escrita de Deus à humanidade. Sua inspi­ração divina, autenticidade e auto­ridade podem ser constatadas no seu próprio conteúdo (Is 8.20; 34.16; 2 Tm 3.16). Os livros sagra­dos das seitas e religiões, por ou­tro lado, não apresentam provas de sua inspiração e autoridade; pelo contrário, revelam inúmeras con­tradições.

2.Sobre Deus.

A Bíblia con­dena o politeísmo e a idolatria (Êx 20.3-5). O panteísmo ensina que “tudo é Deus”; e o monismo, que “Deus e a natureza dissolvem-se em uma só realidade impessoal”. O Deus revelado na Bíblia possui atri­butos pessoais: inteligência, vonta­de e emoção (Jó 23.13; Mt 6.10). É, portanto, um Ser pessoal. Trans­cendente e Criador de tudo quan­to existe, não se confunde com a criação (SI 19.1; 90.2). Os adeptos das seitas, que ora estudamos, ser­vem e honram mais a criatura do que ao Criador (v. 25).

3. Sobre Jesus.

O Senhor Je­sus é o Deus verdadeiro que se fez homem (Jo 1.14). Somente Ele pode salvar o ser humano (Jo 14.6), pois é o incomparável Salvador (Ef l.21). Substituir o Senhor Jesus e seu evan­gelho pelos gurus das seitas orien­tais e suas divagações metafísicas que ninguém pode compreender, só mesmo para os que preferem as tre­vas à luz (2 Co 4.4).

4. Sobre a salvação.

Não há vínculo algum entre a salvação bí­blica com aquilo que é chamado de salvação pelos movimentos sectá­rios. Em outras palavras, as seitas negam a doutrina da salvação pela graça mediante a fé (Ef 2.8, 9; Tt 3.5) por acreditarem apenas no es­forço humano para obter aquilo que chamam de salvação e na reencarnação (SI 78.39; Hb 9.27).

CONCLUSÃO

O que faz as seitas rejeitarem o autêntico cristianismo? Vamos ade­quar nossos métodos de evange-lismo e missões a fim de ganhar, para Cristo, os que seguem tais sei­tas. Por falta da Palavra de Deus, tais pessoas estão perecendo sem quaisquer esperanças de ver Deus. Mostremos-lhes, pois, que o Senhor Jesus é a única solução. Você está disposto e preparado para ganhá-las para Cristo? O momento é che­gado.

Fonte: CPAD/2006

9 pensamentos sobre “[Estudo Bíblico] Seitas Orientais

  1. Vocês interpretam as religiões orientais como se elas tivessem um dia rompido com o cristianismo, o que não é verdade.

    Sou da Seicho-no-ie e o fato de vocês dizerem que a nossa interpretação de Deus é “confusa” mostra o quão pouco você conhece da nossa filosofia.

    Pra começar, a Seicho-no-ie não é uma “seita”, pois não se separou de nenhuma doutrina anterior (Seita vem de “sectum”, separação).

    Vamos fazer um desafio? Eu darei ouvidos à tua pregação depois de você participar de um Seminário da Seicho-no-ie em Ibiúna. Topa?

    Afinal, se você quiser CRITICAR a Seicho-no-ie, primeiro você tem que CONHECER a fundo o que você critica. E aí, aceita o desafio?

    • QUALQUER FILOSOFIA OU RELIGIÃO QUE COLOCA JESUS EM SEGUNDO PLANO, ESTÁ EM
      ” SECTUM” COM DEUS. OUTRA COISA, DIZER QUE TUDO É DEUS E QUE A MATÉRIA NÃO
      EXISTE É O FIM HEIIN!! A CASA EM QUE VOCÊ MORA NÃO EXISTE, É SÓ IMAGINAÇÃO NUNCA PONHA ELA Á VENDA POIS O COMPRADOR SERIA LESADO.VOCÊ JÁ LEVOU UMA PEDRADA NA CABEÇA? POIS É BOM QUE LEVE PARA DESPERTAR PRA REALIDADE, ME POUPA!!!- ESSA DOUTRINA PANTEISTA DE VOCÊS TEM RAMIFICAÇÃO NO HINDUISMO, UM CRENÇA ATRASADA, RIDICULA E SEM SENTIDO DE QUE UM INSETO PODE SER A REENCARNAÇÃO DE UM ANTEPASSADO. SE ALGUM FILHO SEU, OU DE UM PARENTE SEU ESTIVER COM LOMBRIGA, NÃO DE LOMBRIGUEIRO PARA ÊLE VOCÊ PODERÁ MATAR SEU BISAVÔ.
      EU TOPARIA QUALQUER DESAFIO SE VOCÊS ACREDITASSEM NA BIBLIA, PORÉM VCS A TEM COMO APENAS UM LIVRINHO JÁ QUE VCS SÃO AUTOSUFICIENTES, NÃO PRECISANDO DE MAIS NADA, SÓ USAR A MENTE E ESTÁ TUDO “RESOLVIDO” AS ESCRITURAS PRA VCS ESTÃO ABAIXO DA “FILOSOFIA” DO SEU “deus” MASSAHARU TANIGUSHI QUE ERAM UM TREMENDO PEGADOR, E CHEGOU ATÉ CONTRAIR DOENÇA VENÉREA. SE VOCÊS
      ACREDITASSEM NA BIBLIA DESAFIO VCS LEREM : ROMANOS CAPITULO 1 VERSÍCULOS:
      22 E 23 – UM CERTO HOMEM DA SEICHO IÊ FICOU DOENTE, E COMEÇOU A DIZER: “EU NÃO
      ESTOU DOENTE, POIS SOU FILHO DE DEUS”, AÍ ELE PIORANDO E CONTINUAVA; “EU NÃO ESTOU PIORANDO, POIS SOU FILHO DE DEUS”, TEVE DE SER LEVADO AO HOSPITAL E DIZIA; “EU NÃO ESTOU INDO PARA O HOSPITAL, POIS SOU FILHO DE DEUS”, PRECISOU FICAR INTERNADO; “EU NÃO ESTOU INTERNADO, POIS SOU FILHO DE DEUS”, PASSADO ALGUNS DIAS ELE VEIO A FALECER, NÃO SEI ONDE ELE ESTÁ AGORA, MAS COM CERTEZA ELE CONTINUA DIZENDO: ” EU NÃO MORRI, POIS SOU FILHO DE DEUS”!!!

      • Seja Bem-vindo Tonni… Infelizmente, eles estão na ignorância… devemos orar e pregar o evangelho para cada um que se encontra numa Seita, pois estão aprisionados nas Trevas da Ignorância. Somente Deus por meio de seu Santo Espírito pode abrir-lhes os olhos… sozinhos nós nunca entenderíamos…

        Sei que causa em nós uma revolta por tantas mentiras… mas eles não compreendem as coisas de Deus, pois para eles parecem loucuram, já que homens naturais não conseguem entender…

        Oremos e, quando tivermos oportunidade, ensinemos a verdade!

        Paz….

  2. Direito de expor o que pensa e como pensa a respeito de alguma coisa, todos nós temos…mas o ideal seria que o autor da matéria acima, deveria se propor a tornar-se membro de cada Entidade que ele pelo visto, consultou em Livros e conclui sua opinião, para DEPOIS investir seu tempo diante de um computador e voltar a reavaliar suas ponderações a respeito dessas Entidades religiosas.Tenho certeza, não chegou nem perto da realidade daquela no qual eu faço parte e que o mesmo expos. RELIGIÃO, MULHER E TIME PREFERIDO é tempo perdido em discussão….GOSTOS E ELOS ESPIRITUAIS é uma questão do nível em que nos encontramos. Somos espíritos em desenvolvimento através de diversos desdobramentos das ciências que Deus permitiu o homem conhecer,propagar para servir-nos de aliceres em nossa escala evolutiva.Como espírito em evolução e calcada em minha formação atual e ancestral, Li, o que o mesmo escreveu, mas sou conduzida apenas a Ler, mas daí a concondar, prefiro apenas RESPEITAR sua conclusão a respeito dessas Entidades Religiosas, com o sincero desejo de que ELE continue buscando, talvez essa seja sua missão aqui agora, ESTUDAR, estudar muito para chegar até Deus.

  3. Muitos declaram que a Bíblia não é nada mais que a obra de homens, que foi escrita sob as limitações do raciocínio humano. Segue, portanto, conforme esse modo de pensar, que os homens, se não degeneraram em habilidade e não descaíram em sabedoria, podem atualmente produzir um livro igual à Bíblia. Porque não o fazem? Porque não escolhem um grupo entre os melhores diplomados das suas universidades, para viajar em todo o mundo; para consultar as melhores bibliotecas; para respigar os campos da teologia, da botânica, da astronomia, da biologia e da zoologia; para fazer pesquisa em todos os ramos da ciência; para empregar os meios ao dispor da civilização moderna? e depois de esgotar toda a fonte, porque não engloba a melhor parte em um livro e o oferece ao mundo, como um substituto por nossa Bíblia? Não fazem porque não podem. A Bíblia é o que ela mesma afirma centenas de vezes, A PALAVRA DE DEUS. (PEB) – O Deus da Bíblia, Criador dos céus e da terra, abriu uma porta (única) para a humanidade encontra-lo e, essa porta é o seu Filho Jesus Cristo, ele disse: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim. (João 14:7) O homem não encontra o Deus verdadeiro, por muito estudar, mas, pela fé em Jesus Cristo e obediência a sua Palavra. Paz seja convosco!

  4. Faltou um pouco mais de estudo sobre as chamadas “seitas”, sair por aí expressando “achismos” só demonstra a superficialidade do autor, e que o mesmo não merece credibilidade. Dizer que “Os messiânicos exaltam mais a Meishu-Sama do que a Deus. Negam a divindade, a mor­te e a ressurreição de Jesus. Afir­mam não ser Jesus o Salvador; con­sideram-no, apenas, como alguém que encontrou a felicidade.” foi mais a exposição de uma opinião, passando bem longe de um estudo aprofundado. Fazer afirmações sobre algo que sequer conhecemos é uma grande irresponsabilidade, infelizmente muitos autores não passam de meros curiosos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s