[Reflexão] Examinando-se a si mesmo

Examinais-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis, quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados. (2 Coríntios 13.5)
.
Antes de nos apressarmos em falar que somos de Jesus e estamos na sua presença, devemos nos examinar! Não precisamos falar com ninguém! Nós mesmos vamos analisar nossas atitudes, nossas obras, nossos comportamentos em casa, no trabalho, na igreja onde quer que seja. Será que agimos como falamos? Ou somos mentirosos, enganadores? Será que realmente Jesus habita em nós? Porque, se Ele habita, andamos e vivemos como Ele andou e  nos ensinou, caso contrário estamos reprovados.
.
“Mas espero que entendereis que nós não somos reprovados.”(2 Coríntios 13.6)
.
Com total certeza não somos reprovados se amarmos ,como Jesus amou! Se falarmos a verdade, como Ele falou! Se nos desprendermos das coisas do mundo, como Ele se desprendeu. Não seremos reprovados, se agirmos segundo os seus mandamentos e ensinamentos, caso contrário seremos reprovados e nada poderá mudar isto, a não ser que nos arrependamos e nos convertamos  verdadeiramente a Ele. Portanto devemos nos examinar e,  se  estamos sendo reprovados, devemos mudar a nossa forma de viver e  seguí-lo.
.
“Ora, eu rogo a Deus que não façais mal algum, não para que sejamos achados aprovados, mas para que vós façais o bem, embora nós sejamos como reprovados.” (2 Coríntios 13.7
.
Não que devamos buscar aprovação aos olhos dos homens, uma vez que para o mundo somos reprovados, somos errados por não vivermos segundo eles, mas devemos buscar a aprovação daquele que nos libertou, e que nos dará vida eternamente. Pois para muitos somos reprovados por não buscarmos os prazeres que eles buscam, não desfrutarmos das coisas do mundo, eles não entendem que somos cidadãos do Reino de Deus e não deste mundo.
.
“Porque nada podemos contra a verdade, senão pela a verdade.” (2 Coríntios 13.8
.
E a verdade é Jesus! Portanto não podemos, e não conseguiremos ir contra a sua palavra, pois ela é a verdade! E a verdade é que devemos nos examinar, nos santificar para recebermos a aprovação e desfrutarmos  da companhia maravilhosa  do Senhor.
.
“Porque nos regozijamos de estar fracos, quando vós estais fortes; e o que desejamos é a vossa perfeição.” (2 Coríntios 13.9)
.
Quando  nos achamos fortes, estamos reinando  na saúde, no trabalho, vida familiar e financeira, devemos nos examinar para ter a certeza de que realmente estamos de acordo com a palavra da verdade! Nós não somente nos alegramos sabendo que estamos fracos, somos criticados e apedrejados, mas sabendo também que estamos  de acordo com os preceitos de Deus.
.
“Portanto, escrevo estas coisas estando ausente, para que, estando presente, não use de rigor, segundo o poder que o Senhor me deu para edificação e não para destruição. Quanto ao mais, irmãos, regozijai-vos, sede perfeitos, sede consolados, sede de um mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz será convosco.”(2 Coríntios 13.10,11
.
Leiam e pratique a Bíblia. Que Deus os abençoe.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s