[Estudo Bíblico] O que significa ‘Seita’?

O que Significa ‘Seita’?

l. Etimologia. O historiador Flávio Josefo e muitos outros escrito­res antigos usaram a palavra hairesis com o sentido de ‘escola’ de pensamento, ‘doutrina’ ou ‘reli­gião’, sem conotação pejorativa. O verbo grego haireõ, de onde vem o substantivo em foco, significa ‘es­colher’. Na literatura clássica tem o sentido de escolha filosófica ou política. Todavia, o Novo Testamen­to traz essa palavra com o sentido de ‘divisão, dissensão’, pois lemos: ‘E até importa que haja entre vós heresias, para os que são sinceros se manifestem entre vós’ (l Co 11.19). A versão Almeida Atualizada traduziu por ‘partido’; a NVI, por ‘divergências’; a Tradução Bra­sileira, por ‘facção’. A mesma pala­vra aparece em Gálatas 5.20 sendo traduzida por ‘dissensão’. […] Con­vém salientar que a palavra grega para ‘heresias’ em o Novo Testa­mento, é a mesma para ‘seita’, hairesis. O termo ‘herege’, que apa­rece em Tito 3.10, hairetikos, é adjetivo que vem do referido substan­tivo grego. O sentido de erro dou­trinário, como ‘heresia’, no campo teológico que nós conhecemos hoje, aparece pela primeira vez em 2 Pedro 2.1. É nessa acepção que re­futamos tais heresias.

2. Conceituação. Atualmente a pa­lavra ‘seita’ é usada para designar as religiões heterodoxas ou espúrias. É uma palavra já desgastada, trazendo em si, muitas vezes, um tom pejora­tivo. São grupos que surgiram de uma religião principal e seguem as normas de seus líderes ou fundadores e cujos ensinos divergem da Bíblia nos prin­cipais pontos da fé cristã. São ameaças ao cristianismo histórico e um problema para as igrejas.

3. Problemas. […] As heresias afetam os pontos principais da dou­trina cristã, no que diz respeito a Deus: Trindade, o Senhor Jesus Cristo e o Espírito Santo; ao ho­mem: natureza, pecado, salvação, origem e destino; aos anjos, à igre­ja e às Escrituras Sagradas. O mais grave erro é quando diz respeito à Divindade. Errar em outros pontos da fé cristã pode até não afetar a salvação, mas a doutrina de Deus é inviolável. Negar ‘o Senhor’ é tra­zer sobre si repentina destruição.

Os novos movimentos internos como a Confissão Positiva e o G-12 não devem ser classificados como seitas, pois além de não afetarem os pontos salientes da fé cristã, seus ensinos e práticas não são neces­sariamente heresias, mas aberra­ções doutrinárias. O efeito destru­tivo pode ser pior do que os movi­mentos externos, pois Satanás se utiliza, muitas vezes, da arrogân­cia ou da ignorância dos mentores dessas inovações para causar divi­sões nas igrejas.

(SOARES, Esequias. Manual de apologética cris­tã. Rio de Janeiro: CPAD, 2002, p. 25-7.)

Anúncios

2 pensamentos sobre “[Estudo Bíblico] O que significa ‘Seita’?

  1. Falou-se mais sobre heresia do que propriamente seita. Muito confuso, não atingiu o objetivo e termina divulgando satanás, que não passa de uma alegoria, pois o que realmente existe é DEUS, inteligencia suprema e causa primária de todas às coisas.

    • A Paz do Senhor, amado! Seja bem vindo!

      Não sei a que Deus o amado está se referindo, apesar de só existir o Deus da Bíblia! Caso seja o mesmo, Ele deixa claro em sua Palavra no Antigo Testamento a existência de Satanás… Está escrito:

      “Então o SENHOR disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: De rodear a terra, e passear por ela.” Jó 1:7

      Fora as referências indiretas, subentendidas, como abaixo:

      “Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:

      Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura.

      Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônica, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.

      Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.

      Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti.

      Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas.

      Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti.”
      Ezequiel 28:11-17

      Esse trecho foi retirado de uma profecia ao Rei de Tiro. Contudo ao examinarmos com cuidado percebemos que não está se referindo a um homem, mas sim um anjo, quando diz “QUERUBIM”. Este ser era PERFEITO, até que cometeu pecado(INIQUIDADE). É de comum acordo entre todos os Teólogos que esse trecho refere-se a Queda de Satanás, quando este se rebelou no Céu!

      No Novo Testamento, vemos vários textos referindo-se a ele. Jesus disse claramente:

      “E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu.” Lucas 10:18

      Noutras partes, Jesus faz referência a Ele de forma indireta:

      “Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo“. João 12:31

      “E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado”. João 16:11

      “Já não falarei muito convosco, porque se aproxima o príncipe deste mundo, e nada tem em mim;” João 14:30

      Satanás recebe esse alcunha de “Principe desse Mundo”, pois com a Queda do Homem a autoridade sobre todas as coisas que era devida a Adão ficou subordinada à Satanás com a entrada do Pecado na Criação!

      Até o Apóstolo Paulo faz referência ao Principado de Satanás e sua influência sobre os Perdidos. Está escrito:

      “Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência”. Efésios 2:2

      “Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade,

      E tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos.” 2 Timóteo 2:25-26

      Aqui estão expostas algumas referências, existem mais na Bíblia. Para conferir entre na Bíblia Online e digite Satanás e diabo na pesquisa então irá parecer todos os vesículos em que ele é mejcionado!

      Por fim, já no Livro de Apocalipse que significa REVELAÇÃO Deus concede a João escritor desse Livro uma visão do que aconteceu no Céu durante a Queda de Satanás. Está escrito:

      “E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos;

      Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus.

      E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.” Apocalipse 12:7-9

      Eu não sei se o amado é Cristão, se crê na Bíblia, mas se assim for, a Palavra é clara em mostrar que Satanás EXISTE. Enquanto pensamos que não ele está livre para nos influenciar e distanciar da Verdade que está em Cristo e o Motivo de Jesus ter nascido e morrido por nós na Cruz!

      Se Satanás não existe, o pecado também não existiria, então não haveria a necessidade de Jesus vir ao Mundo em carne e morrer por nós! Isso é perigoso!! E dificulta enchergarmos a necessidade de arrependimento e entrega de nossa Vida ao Senhorio de Cristo!

      Jesus o abençoe e dê discernimento! Amém!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s