Se Música do Mundo é “Pecado” porque Filme Secular não é?

  
       “Não porei coisa má diante dos meus olhos. Odeio a obra daqueles que se desviam; não se me pegará a mim.”        Sl 101:3

 

  
Outro dia, eu estava tomando café e comendo uma cavaca de milho. Definitivamente eu gosto muito de cavacas e enquanto saboreava uma ficava a pensar sobre essa coisa de hábitos e costumes nas igrejas evangélicas. Até que me pus a perguntar: se musica do mundo é pecado por que filme secular não é? Acho que também não sei, talvez porque ninguém até hoje se aventurou em procurar a resposta. Enfim… somos legalistas demais para uma coisa e menos para outra ou não sabemos mesmo o porquê de tudo?

Se compararmos uma com a outra, existirão pontos em comum entre a evangelização atual e a antiga catequese romana. A quebra de hábitos, a forçação em inserir o indivíduo dentro do contexto, das normas, da “doutrina”, etc. Logicamente, um perdido deverá passar pelo processo de regeneração, porém, vejo o homem mais como um cooperador de Cristo do que o autor de tal transformação. O pior mesmo é que a investida  se dá para a preservação denominacional e menos para o crescimento do novo convertido na Graça e no Conhecimento. Daí seguem-se as reafirmações do “isso pOde, isso não pOde” de uma série de coisas que fazem até sentido à luz da Palavra, no entanto, outras são totalmente sem pé nem cabeça. Se musica do mundo é pecado por que filme secular não é?

Não, eu não ouço musica do mundo e nem sou favorável que um cristão ouça. Por outro lado, já não me escandalizo com os irmãos que o fazem. Nem tudo é conveniente e cada um sabe de si. O questionamento me ocorre por causa da forma que muitas vezes um valor é transmitido. Formar é diferente de condicionar. O próprio Deus, por vezes, deu ao Seu povo o direito à escolha e a chance de pensarem antes de se decidirem por algo. Infelizmente, alguns insistem em não ser à Sua imagem e semelhança.

Para eu não ouvir musica do mundo, no passado, já me argumentaram o seguinte:
  • os compositores, em geral, não são cristãos e, portanto, não são inspirados por Deus;
  • os músicos, em geral, não são cristãos e muitos fizeram pacto com o diabo em troca de fama;
  • os cantores querem a glória para si, algo contrário à nossa fé;
  • o ritmo das músicas do mundo induzem ao pecado;
  • suas letras tem duplo sentido ou são opressivas.
Só tem um detalhe (ou alguns detalhes):
  • nem todas as letras de música gospel são compostas por cristãos;
  • cada vez mais músicos não-cristãos participam da produção de cds evangélicos;
  • muitos cantores evangélicos cobram alto valor monetário mais estrutura de palco para se apresentarem em igrejas, congressos e shows. Comportamento típico de popstar;
  • existem letras evangélicas em que não se sabe para quem está sendo cantada;
  • muitos músicos evangélicos se inspiram em músicos do mundo (guitarristas, bateristas…).
E se aproveitarmos as justificativas da musica do mundo para os filmes seculares, temos:
  •  os diretos e escritores, de igual forma, em sua maioria não são cristãos e não inspirados por Deus;
  • atores são adeptos de doutrinas totalmente contrárias às Sagradas Escrituras ou são ateus;
  • o mundo do cinema é regado a status, orgulho e idolatria;
  • as histórias tem mensagens subliminares;
  • as histórias tem mensagens que promovem outras religiões ou Nova Era;
  • as histórias tem cenas de sexo, morte, adultério, prostituição, ira e todas as obras da carne;
  • a trilha sonora é toda ela composta de musica do mundo. 
Logo, seguindo o raciocínio lógico dos catequisadores evangélicos assistir filme secular é pecado. Sim, se a questão passa por isto, por ser ou não ser pecado, então, da mesma forma que musica do mundo é pecado, assistir filmes do mundo também é. Pecado de estimação, tolerado e incentivado, feito debaixo de vossos narizes!  Misericórdia.

Todas as institituições têm seus próprios costumes e o direito de preservá-los. O que se há de pensar é a que preço tudo isto vale a pena. Uma vida vale menos do que uma organização evangélica? É aceitável ver um novo convertido afastar-se da comunhão dos santos por não conseguir bater as metas comportamentais ou não conseguir se adaptar à cultura local? Ser excluído pelos olhares recriminatórios dos irmãos que dizem o amar em Cristo Jesus?

Siga a visão que lhe foi transmitida. Seja fiel ao lugar onde está. Nunca se esqueça de que dELE, por ELE e para ELE são todas as coisas e que, por isso, sua ajuda é dispensável. Entre homem e a Bíblia, que você não erre em sua escolha!

Sola Scripturas.

Somente As Escrituras!
 
Anúncios

2 pensamentos sobre “Se Música do Mundo é “Pecado” porque Filme Secular não é?

  1. É engraçado como vejo muitos pregadores exortando à respeito das músicas… mas nada de falar da “CEGAvisão”… Rsrsrs…

    Recentemente fui num congresso para jovens, onde o Pastor conclamou os jovens a deixarem a música do Mundo… Se ouvir é prejudicial… Ver não será??

    Existem músicas intituladas do Mundo que são verdadeiras poesias… podemos classificá-las de artísticas… mas outras são totalmente FÚTEIS… e, atualmente, a grande maioria o são… ainda mais se as compararmos com os princípios bíblicos…

    Contudo, até músicas ditas evangélicas, atualmente, estão entrando no Pacote das FÚTEIS….

    Estamos vivendo em tempos difíceis… para facilitar, poderíamos voltar para as VEREDAS ANTIGAS, i.e., as músicas de outrora… os hinos.. que andam esquecidos!! E, definitivamente, nos afastarmos das Telas…. coisa muito dificil de vencer se não for pelo sacrifício próprio e a Graça de Deus!!

    A Paz…

  2. éé´tbem concordo!
    acho que o pecar está em cada um…eu posso escultar uma musica do (mundo) que não me influencie em pecar ou coisa assim…mas o meu irmão pode ouvi a mesma e ser contagiado…e como o tema aqui ja foi dito POLÊMICO, prefiro sim abrir mão de ouvir esse tipo de musica,para nao escandalizar meu irmão em cristo e não por em duvída minha vida cristã.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s