Leitura do dia: João 1.19-28
Assim, João Batista pregava e anunciava Jesus. Mais um desco-nhecido! O povo já não sabia quem era o próprio João. "Então, quem é você? Você é Elias? .. o Profeta que estamos esperando?", questionavam (w. 21,22). João era um pastor que se caracterizava pela simplicidade. Alimentava-se precariamente e se vestia pobremente
O que valia mesmo era a sua pregação! Ele preparava o caminho para a chegada do Desconhecido. Falava de Cristo, a quem o povo esperava. Fazia-o de forma impactante.
O Salvador, desconhecido, mas necessário para o povo, já estava no meio deles. João enfatiza a forte presença de Deus em todo o universo. Jesus está aqui! Ele é Deus, apesar do desconhecimento, descaso e descrença das pessoas.
Eis uma mensagem bela e consoladora. Em nossas liturgias dominicais dizemos e nos consolamos mutuamente com esta certeza: o Senhor esteja convosco. E todos respondem: "Ele está no meio de nós". É verdade! A pura verdade. Ele está no meio de nós. Na Palavra e nos sacramentos recebemos a Cristo e conhecemos seu amor e graça temos.
Jesus, o Salvador, muitas vezes também em nossa vida é um desconhecido. Logicamente, conhecer – no sentido intelectual – a Deus não é suficiente e não resolve os nossos problemas. O que resolve é ter fé nele e desenvolver uma intimidade, i.e., uma comunhão. Se cremos, incluímos também o desconhecido, ou seja, aquilo que ainda não conhecemos senão pela fé, pois "a fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver" (Hebreus 11.1).
|