Em Atos 21.20-26. É mencionado que Paulo submeteu-se a um rito Judaico. Não seria hipocrisia de sua parte fazer isso, sendo que ele próprio era o principal defensor de que os Cristãos não estão obrigados a seguir as Leis dos Judeus?

Há uma diferença entre impor uma lei cerimonial sobre os gentios ? os não-judeus – e recusar deixar os judeus expressarem sua
fé dentro da moldura de sua herança cultural. Muitos cristãos judeus do primeiro século expressavam a sua fé de modo tradicional
observando os feriados religiosos do Antigo Testamento e seguindo os antigos costumes. Assim como o iniciante cristianismo não
exigia dos gentios adotarem um estilo de vida judaico, também não requeria dos crentes judeus adotar um estilo de vida gentílico.

Paulo, como judeu, tinha todo o direito de adotar um estilo de vida judaico quando em meio aos judeus e um estilo de vida
gentílico quando entre os gentios. Mas note que quando um conflito direto levantou-se entre adaptar-se a uma cultura diferente e
seguir as verdades cristãs básicas, Paulo sempre colocou as verdades Bíblicas num pedestal mais elevado que a cultura.
Gálatas 2:3, registra: ?Contudo, nem mesmo Tito, que estava comigo, sendo grego, foi constrangido a circuncidar-se.?

A atitude firme de Paulo em separar o que era tradição do que era básico e imutável no evangelho é um exemplo digno de
seguirmos hoje em nossos dias. Veja, por exemplo, que Paulo observava todos os mandamentos de Deus inclusive o Sábado.
Atos 13:42 conta: ?Ao saírem eles, rogaram-lhes que, no sábado seguinte, lhes falassem estas mesmas palavras.?

Mesmo em lugares onde não havia sinagoga para congregar ele se retirava para um lugar adequado onde pudesse orar e ler a
Bíblia neste santo dia. Atos 16:13: ?No sábado, saímos da cidade para junto do rio, onde nos pareceu haver um lugar de oração; e,
assentando-nos, falamos às mulheres que para ali tinham concorrido.?

Sendo assim compreendemos perfeitamente o conselho de Paulo. Apenas não permitir que costumes nacionais e tradições tomem
o lugar daquilo que não pode ser mudado, o evangelho em sua pureza: Cristo Jesus morreu por nossos pecados para nos libertar
de uma vida de pecado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s